Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial do Refugiado. Oito famosos que foram refugiados

20 jun, 2018 - 09:07

No Dia Mundial do Refugiado, olhamos para o exemplo de oito refugiados que são personalidades destacadas nas áreas da ciência, música, cinema e moda.

A+ / A-

Albert Einstein

Judeu, nascido na Alemanha, o famoso físico foi perseguido por Hitler e acusado de “traição” aos alemães. Escapou aos nazis, fugindo para a Bélgica, Grã-Bretanha e Estados Unidos, onde chegou em 1933.

Andy Garcia

O ator de “O Padrinho 2” nasceu em Cuba e mudou-se para Miami ainda criança, após a invasão falhada da Baía dos Porcos, em 1961, que tentou pôr fim ao regime de Fidel Castro.

Freddie Mercury

O vocalista dos Queen nasceu no Zanzibar, de onde fugiu com 17 anos, em 1964. Durante a revolução que levou à independência do país, as pessoas de etnia indiana - como era o caso de Freddie Mercury - foram alvo de massacres. Freddie Mercury e a família foram realojados no Reino Unido.

Gloria Estefan

Gloria Estefan nasceu em Havana, Cuba, durante a Guerra Fria. Depois da revolução cubana, a família foi para a Florida, onde o pai se juntou ao exército norte-americano e participou na invasão da Baía dos Porcos, numa tentativa frustrada, levada a cabo por exilados cubanos, de pôr fim ao regime de Fidel Castro.

Iman

Filha do embaixador da Somália na Arábia Saudita, Iman estudou no Egito. Mas quando estalou a guerra na Somália, em 1972, ela e a família foram forçadas a fugir para o Quénia, onde os pais residem até hoje. Em 1977 mudou-se para os Estados Unidos, onde casou com o basquetebolista Spencer Haywood e depois com o músico David Bowie.

Além da carreira de modelo, Iman apoia várias iniciativas solidárias e é embaixadora do projeto “Keep A Child Alive”.

Mika

Nascido no Líbano, o cantor e a família mudaram-se para Paris, primeiro, e depois para Londres. A família travou uma grande luta para regularizar a sua situação. Mika vive agora nos Estados Unidos e já se manifestou diversas vezes a favor do acolhimento de refugiados.

Mila Kunis

A atriz Mila Kunis chegou a Los Angeles, vinda da Ucrânia, com um visto de refugiada religiosa, quando tinha 8 anos.

“Depois do Holocausto, na Rússia, não se podia ter religião”, contou Mila Kunis numa entrevista ao jornal “The Sun”. “Os meus pais criaram-me de forma a que eu soubesse que era judia.”

Sigmund Freud

O pai da psicanálise tornou-se refugiado já no final da sua vida. Com origens judaicas, Freud vivia na Áustria quando o país foi invadido pelos nazis. Em 1938 foi privado da sua nacionalidade e obrigado a mudar-se para Londres com a mulher, onde recebeu o estatuto de refugiado político.

Freud morreu no ano seguinte. Quatro das suas cinco irmãs morreram em campos de concentração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    21 jun, 2018 15:38
    Mais refugiados e menos escumalha xenófoba!

Destaques V+