Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Unicef desafia Portugal a receber mais crianças refugiadas

20 jun, 2018 - 01:14

Em entrevista à Renascença, Beatriz Imperatori, responsável pela Unicef Portugal, acredita que Portugal pode fazer mais.

A+ / A-

A Unicef Portugal apela ao Governo para que crie condições para receber mais crianças refugiadas no país.

O apelo é lançado pelo Comité Português para a Unicef por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala esta quarta-feira.

Em todo o mundo há, actualmente 30 milhões de crianças deslocadas devido a conflitos, o número mais elevado de sempre desde a II Guerra Mundial. Só na Europa, há 170 mil crianças não acompanhadas.

Em entrevista à Renascença, Beatriz Imperatori, responsável pela Unicef Portugal, acredita que Portugal pode fazer mais.

“Dado os números tão grandes – 170 mil crianças não acompanhadas pediram asilo na Europa – é claramente preciso uma rede de acolhimento diferente. Em Portugal, temos alguns exemplos, mas o desafio é receber mais crianças”, afirma.

“Se as crianças que vieram para Portugal estão bem inseridas na nossa comunidade e bem acompanhadas, o desafio é dado o número de crianças tão grande que não tem resposta e continua em campos de refugiados ou em centros de acolhimento por essa Europa fora, então que as acolhamos”, sublinha Beatriz Imperatori.

A responsável pela Unicef Portugal considera alarmante e uma situação limite a separação de famílias migrantes na fronteira entre os Estados Unidos e México e apela à administração Trump que reveja a políticas de imigração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    20 jun, 2018 Portugal 09:51
    Que tal deixarem de fornecer armas, de apoiarem ditadores, e ajudarem a reconstruir os países de onde vêem essas crianças, em vez de as mandarem vir para cá, pura e simplesmente?

Destaques V+