Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Saúde reage a relatório. "Como eu os compreendo!"

19 jun, 2018 - 12:44

Adalberto Campos Fernandes diz que é impossível resolver em dois anos as privações acumuladas na saúde. “Apenas meio caminho está andado, é preciso andá-lo, mas com passos seguros”, defende.

A+ / A-

Veja também:


O ministro da saúde garante diz que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é hoje mais sustentável do que há um, dois ou três anos. É a reação ao relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, segundo o qual os hospitais “estão à beira de um ataque de nervos”.

“Vi, com muita graça, uma capa muito espirituosa que dizia que os hospitais estavam à beira de um ataque de nervos. Os hospitais não têm sistema nervoso. Naturalmente, serão os dirigentes que estarão à beira de um ataque de nervos. Como eu os compreendo!”, começa por dizer, esta terça-feira, aos jornalistas precisamente no final da apresentação do estudo.

“Imaginem, se estão agora num estado de ataque de nervos, como estariam em 2012, com menos 700 milhões de transferências correntes e com menos mil milhões de dotação de reforço de capital estatutário e com menos oito mil profissionais. Só que, nessa altura, os nervos tinham uma tolerância diferente do que têm hoje”, remata.

O documento hoje divulgado aponta várias lacunas, falhas estruturais nos cuidados continuados (um sector prioritário para o Governo) e desconhecimento face ao número de profissionais que repartem serviço entre os setores público e privado.

“O relatório não é uma fotografia, é um filme. E quando analisamos a fotografia, é preciso ver como estava há um ano, há dois, há três e há quatro. O que é facto é que hoje 93% dos portugueses têm médico de família. Quando chegámos ao Governo eram 89%. O objetivo é chegarmos 100% no final da legislatura”, destaca.

Adalberto Campos Fernandes reconhece que não existe ainda, “no interior, o número de médicos e de profissionais de saúde que precisamos, mas temos mais do que tínhamos há um ano, há dois e há três”.

O ministro realça o “exercício de humildade” que o Governo tem feito “de dizer aos portugueses que as dificuldades existem, que temos consciência – como o relatório aliás tem na capa – de que apenas meio caminho está andado” e que “é preciso andá-lo, mas com passos seguros”.

É impossível resolver em dois anos os problemas acumulados no setor, refere. Como "sempre tem dito", o Governo que está a trabalhar "ao ritmo que o país permite", acrescenta.

"Gostaríamos de resolver em dois anos os problemas acumulados há oito ou nove anos, mas não conseguimos, é impossível. Estamos a fazê-lo, com prudência", finalizou.

Segundo o relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, os hospitais públicos ainda não saíram da crise económica.

O Observatório é constituído por uma rede de investigadores e instituições académicas dedicadas ao estudo dos sistemas de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 jun, 2018 Portugal 16:04
    Vê-se logo que este ministro nunca esteve internado 7 dias numa maca de corredor, ou esteve 11h à espera na urgência (NA URGÊNCIA) para ser atendido, ou só teve uma consulta marcada para daí a 2 anos. Aí, deixava de "compreender" e começava a "fazer", nem que tivesse de esmurrar o Centeno, primeiro.
  • Americo
    19 jun, 2018 Leiria 15:06
    "...Adalberto Campos Fernandes diz que é impossível resolver em dois anos as privações acumuladas na saúde..." É verdade. O problema é outro. É que estamos cada vez piores. SÓ quem não "anda" nos hospitais é que não sabe.

Destaques V+