Tempo
|
A+ / A-

Draghi admite que digitalização pode fragmentar mercados de trabalho

19 jun, 2018 - 00:51

O aviso foi deixado na abertura do Fórum do Banco Central Europeu, que jdecorre até quarta-feira, em Sintra.

A+ / A-

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, alerta para o risco de a digitalização fragmentar o mercado de trabalho.

O aviso foi deixado na abertura do Fórum do Banco Central Europeu, que junta até quarta-feira, em Sintra, quase 50% do PIB mundial.

Em cima da mesa no encontro deste ano, que já vai na quinta edição, vai estar o impacto da digitalização e da globalização nos preços e salários.

“A digitalização abriu novos caminhos para a prestação de serviços, aumentou a transparência dos preços entre os fornecedores e facilitou novos métodos de fixação de preços. Mas também pode contribuir para a fragmentação dos mercados de trabalho, o que pode influenciar a fixação de salários”, declarou Mário Draghi.

No arranque do encontro de Sintra, o ex-secretário de Estado norte-americano Lawrence H. Summers alertou que uma nova crise só vai ampliar o populismo e promover o regresso ao nacionalismo económico, defendendo que é urgente adiá-la o mais possível.

O ponto alto do evento do BCE será na quarta-feira, em que Draghi irá debater a política monetária global com o presidente da Reserva Federal norte-americana, o governador do Banco do Japão e o governador do Banco da Austrália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+