Tempo
|
A+ / A-

"Nova recessão só vai intensificar populismo", alerta ​ex-secretário de Estado dos EUA

19 jun, 2018 - 00:34

Lawrence H. Summers avisa que na próxima crise os países deverão enfrentar nacionalismos, populismos e protecionismos, todos de forma mais intensa e violenta.

A+ / A-

O mundo está menos preparado para enfrentar uma recessão, avisa Lawrence H. Summers. O antigo secretário de Estado do Tesouro de Bill Clinton e ex-conselheiro de Barack Obama diz que uma nova crise só vai alimentar os populismos.

Convidado do Fórum do Banco Central Europeu (BCE), que decorre em Sintra, Summers avisa que na próxima crise os países deverão enfrentar nacionalismos, populismos e protecionismos, todos de forma mais intensa e violenta.

O antigo secretário de Estado do Tesouro de Bill Clinton e ex-conselheiro de Barack Obama critica os bancos centrais por terem retirado pouco da última crise.

O economista avisa o anfitrião do encontro, Mário Draghi, que a meta do BCE para a inflação, de 2%, já não é adequada.

“Uma nova recessão só vai intensificar a pressão do populismo, do protecionismo e o regresso ao nacionalismo económico. Assim, hoje é de uma urgência extraordinária evitar, o máximo de tempo possível, outra crise. O impacto iria exceder massivamente quaisquer consequências associadas à inflação a rondar os 2%”,

Segundo o economista, os bancos centrais devem começar a pensar em metas de inflação acima de 2%, para terem mais margem de manobra na próxima crise económica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+