Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Aeroporto estuda destino a dar ao busto retirado de CR7

18 jun, 2018 - 22:35

Direção dos Aeroportos da Madeira diz que a peça escultórica faz parte do património.

A+ / A-

A direção dos Aeroportos da Madeira afirma que o busto do internacional português nascido no Funchal, Cristiano Ronaldo, retirado e substituído por outra peça escultórica faz parte do seu património e está a ser equacionado o seu destino.

"O referido busto foi adquirido pela ANA - Aeroportos de Portugal, no âmbito do investimento feito em torno do referido evento [atribuição do nome do futebolista ao Aeroporto da Madeira], ficando a fazer parte do seu património", diz a direção da empresa num comunicado enviado à agência Lusa.

O documento refere que o busto colocado "aquando da atribuição da denominação "Cristiano Ronaldo" ao Aeroporto da Madeira, foi descerrado, junto à placa comemorativa", é da autoria do artista autodidata madeirense Emanuel Santos.

Esta cerimónia contou com a presença do jogador, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, além de outras autoridades regionais e individualidades.

A ANA - Aeroportos da Madeira adianta que "logo após a cerimónia, a entidade responsável pela gestão da imagem de Cristiano Ronaldo, manifestou interesse em que a referida peça fosse removida ou substituída, o que, entretanto, ainda não se havia concretizado".

Também informa que "recentemente, o responsável pelo Museu CR7 [irmão de Cristiano Ronaldo] informou o Aeroporto da Madeira da sua vontade de que o busto de autoria de Emanuel Santos fosse substituído por outra peça escultórica, que "já havia sido adquirida pelo museu" e que "já se encontrava na Madeira".

"A direção dos Aeroportos da Madeira, deu o seu acordo e submeteu o assunto à Comissão Executiva da empresa", pode ler-se no comunicado.

A ANA aponta que foram equacionadas "as questões técnicas", designadamente a "adequação do pedestal à nova peça"

A direção acrescenta que a substituição da escultura aconteceu na "noite de 14 para 15 de junho" depois de não haver "tráfego de passageiros, dado que a mesma está localizada numa zona pública de intensa circulação de pessoas".

Também sublinha que a "substituição foi efetuada com meios humanos e recursos técnicos dos Aeroportos da Madeira".

A empresa conclui que o busto inicial vai manter-se "na posse da ANA, SA, que equacionará o seu destino, na salvaguarda do seu património, e no respeito que é devido à obra e ao seu autor".

O busto original foi descerrado numa cerimónia oficial que decorreu a 29 de março de 2017 e logo gerou muita polémica, sobretudo nas redes sociais, considerando muitos que "não retratava" realmente o jogador do Real Madrid e capitão da seleção portuguesa de futebol.

A maioria dos passageiros que passaram pelo Aeroporto da Madeira fizeram questão de tirar fotos junto do busto original de Cristiano Ronaldo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    19 jun, 2018 Matosinhos 12:31
    E diz o Povo, na sua Filosofia da vida: "Pobretes, mas Alegretes"...

Destaques V+