Tempo
|
A+ / A-

Colômbia escolhe Presidente

17 jun, 2018 - 17:21

Este domingo há segunda volta entre Ivan Duque e Gustavo Petro.

A+ / A-

As secções de voto abriram na Colômbia para a segunda volta das eleições presidenciais, um escrutínio em que, pela primeira vez, os candidatos de direita e de esquerda se defrontam, anunciou a autoridade eleitoral.

O diretor da Comissão Eleitoral, Juan Carlos Galindo, anunciou o início da votação às 8h00 locais (14h00 em Lisboa), nas eleições que vão designar o sucessor do Presidente Juan Manuel Santos.

De um lado está o candidato do partido de direita Centro Democrático, Ivan Duque, 'delfim' do ex-Presidente Alvaro Uribe e favorito nas sondagens.

Do outro lado está o candidato de uma esquerda antissistema, Gustavo Petro, do movimento Colombia Humana.

Na primeira volta, realizada em 27 de maio, Duque recebeu mais de 7,5 milhões de votos (39,14%) e Petro 4,8 milhões (25,08%).

Nestas eleições podem exercer o direito de voto mais de 36,2 milhões de cidadãos.

As autoridades esperam que, tal como sucedeu na primeira volta, as eleições decorram com normalidade, não só pelo acordo de paz assinado com as forças revolucionárias FARC, como pela trégua eleitoral de cinco dias firmada com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Para prevenir qualquer alteração da ordem pública, o ministério da Defesa pôs em marcha uma operação de segurança na qual participam mais de 157 mil efetivos.

As secções de voto encerram às 16h00 locais (22h00 em Lisboa), esperando-se que uma hora depois a comissão eleitoral já tenha os resultados e anuncie qual o Presidente eleito para o período 2018-2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+