Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duarte Gomes: "FIFA não facilitará no videoárbitro"

15 jun, 2018 - 12:45 • Rui Viegas

O italiano Gianluca Rocchi é o juiz principal do Portugal-Espanha desta sexta-feira.

A+ / A-

Duarte Gomes acredita que a FIFA vai apostar forte na utilização do videoárbitro para prevenir falhas que comprometam a tecnologia. O antigo árbitro anota que o Campeonato do Mundo será "a primeira grande montra em que o videoárbitro [VAR] será utilizado oficialmente".

A exigência do organismo liderado por Gianni Infantino, um defensor do VAR, é elevada e, por isso, não haverá qualquer facilistimo. "Existem quatro videoárbitros por cada jogo – um principal e três assistentes -, mais quatro operadores de imagem. Portanto, estarão oito pessoas em cada jogo a tentar, dentro do protocolo que já existe e que se manteve, dar o melhor contributo possível ao árbitro", explica Duarte Gomes, em declarações à Renascença.

Rocchi preparadíssimo

O italiano Gianluca Rocchi é o árbitro nomeado para chefiar a vasta equipa de juízes que vão apitar o Portugal-Espanha. Duarte Gomes considera que Rocchi está "preparadíssimo" para apitar um desafio desta dimensão.

"O Gianluca Rocchi é um bom árbitro. Está há dez anos na UEFA e há oito no grupo de elite. Teoricamente temos um árbitro preparadíssimo, experiente e competente", avalia o antigo árbitro português, numa parceria Bola Branca / Kick Off.

O jogo entre Portugal e Espanha, a contar para a 1ª jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo, é hoje, às 19h00, em Sochi. A partida tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+