A+ / A-

Embaixador confiante. "Russos apoiarão Portugal"

14 jun, 2018 - 10:18

Embaixador de Portugal na Rússia aponta para 1500 a 2000 portugueses no estádio de Sochi. Mas a equipa portuguesa pode contar com o apoio dos russos, garante Paulo Vizeu Pinheiro, em entrevista a Bola Branca.
A+ / A-
Embaixador confiante. "Russos apoiarão Portugal"
Embaixador confiante. "Russos apoiarão Portugal"

Atualmente, vivem e trabalham na Rússia entre 500 a 700 portugueses. A seleção ainda não sentiu calor humano desde que chegou a Kratovo, mas ao longo do Mundial pode contar com o apoio dos adeptos russos. A garantia é dada a Bola Branca pelo embaixador de Portugal na Rússia.

"A nossa comunidade ainda é pequena. O apoio será sobretudo dos russos. Há uma grande empatia dos russos por Portugal e um grande reconhecimento pela qualidade do nosso futebol. Os russos olham para nós como uma seleção amiga e muito séria. No estádio, vão apreciar o nosso futebol, que é muito comentado na Rússia. Na rua, sinto essa simpatia e essa empatia", refere Paulo Vizeu Pinheiro.

A admiração dos russos pelo futebol português não está apenas ligado ao fenómeno CR7. "Não é só pelo Cristiano Ronaldo. Recordo que o Éder marcou o golo decisivo que deu a Liga russa ao Lokomotiv. O golo foi muito celebrado e fez-me lembrar o golo da final do Europeu. Os nossos jogadores são muito apreciados aqui. Podemos não ter o favoritismo de outros países, mas como diz Fernando Santos, com realismo prudente, somos um sério candidato a este Mundial", considera.

Para o jogo com a Espanha, há previsão de adeptos portugueses no estádio, em Sochi. "Os registos ainda decorrem e não há números certos. A embaixada não tem esses dados. Pertencem à FIFA e à Federação Russa. Contudo, as previsões apontam para a presença entre 1500 a 2000 adeptos nas bancadas. Trata-se de um primeiro jogo no Cáucaso da Rússia mas estou convencido que à medida que vamos progredindo na competição vamos ter mais adeptos", prevê Paulo Vizeu Pinheiro.

Portugal sobe ao comboio do Mundial frente à Espanha, na sexta-feira, às 19h00, em Sochi. Essa e todas as outras viagens da seleção terão relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.