Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga Portugal

Clubes aprovam perda de pontos para "jogo da mala"

13 jun, 2018 - 19:19

Três "grandes" fizeram-se representar na assembleia geral da Liga Portugal desta quarta-feira. Confira os dados mais relevantes.

A+ / A-

A assembleia geral extraordinária da Liga Portugal aprovou por unanimidade ou maioria qualificada, esta quarta-feira, alterações substanciais ao Regulamento Disciplinar do organismo, que passam pelo agravamento de várias normas e às quais não é alheio o contexto atual do futebol nacional.

Na reunião magna que durou oito horas, na sede do organismo, no Porto, os clubes concordaram no aumento do valor de multas a aplicar em caso de infrações mas, acima de tudo, num cenário de perda de pontos. As medidas aprovadas terão agora de ser aprovadas em assembleia geral da Federação Portuguesa de Futebol.

Este último, drástico, acaba por ser o mais relevante, no que diz respeito a uma prática que recentemente passou a figurar crime, no âmbito penal: pagar para ganhar, bem em voga no futebol nacional. Ora, neste caso, sempre e quando seja provado que algum clube apresente um incentivo financeiro a outro emblema para que vença o seu jogo, o clube que ativamente promova essa prática incorre numa pena de perda de três a cinco pontos na classificação.

Foram igualmente aprovadas punições mais musculadas a dirigentes que incitem à violência ou protagonizem comportamento fora das normas. Traduzindo: um dirigente que, dentro de um quadro específico que estará previsto, cometa duas infrações, fica sujeito, à terceira, a pagar multas mais elevadas e, em extremo, a ser impedido de entrar em estádios.

Arbitragem. Alterações no VAR

Sem explicações específicas no final da reunião magna, a Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, presidida por Mário Costa anunciou ainda que foram aprovadas alterações em sede de Regulamento de Arbitragem, nomeadamente com modificações às regras do vídeo-árbitro (VAR), indo ao encontro das pretensões do Conselho de Arbitragem.

Os três "grandes" estiveram representados na assembleia geral.

Seis clubes não se fizeram representar no encontro que correspondeu, ainda, à época que agora termina: Desportivo das Aves e Paços de Ferreira, da Primeira Liga, bem como Gil Vicente, Nacional, União da Madeira e Real Massamá, da Segunda Liga. O representante da Académica chegou atrasado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+