Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018

Lopetegui deixa de ser selecionador de Espanha

13 jun, 2018 - 11:00

O antigo treinador do FC Porto deixa o cargo de forma imediata, a dois dias da estreia no Mundial, frente a Portugal. O anúncio do acordo com o Real Madrid, na véspera, precipitou a decisão da Federação espanhola, desagradada pela forma como o processo de desenrolou.

A+ / A-

Julen Lopetegui foi destituído do cargo de selecionador de Espanha. Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, anunciou que o novo treinador do Real Madrid não orientará a "Roja" durante o Mundial.

Na véspera, o técnico fora anunciado como novo treinador dos "blancos", notícia que abalou o futebol espanhol, a dois dias do início do Mundial 2018. A saída imediata de Lopetegui começou logo a ser falada, devido ao "timing" do anúncio da assinatura pelo Real, e o cenário confirmou-se.

"Agradecemos ao Julen por tudo o que fez, porque ele é um dos grandes responsáveis por estarmos na Rússia, mas vemo-nos obrigados a destituí-lo. Uma coisa é ele ter feito um trabalho impecável. Outra coisa é como foram feitas as coisas. Para mim, Lopetegui é um profissional impecável, mas as formas são importantes", anunciou Rubiales.

RFEF quis defender os "valores" da seleção espanhola

Rubiales garantiu que não se sente "traído" por Lopetegeui e admitiu que "o Real Madrid procurava um treinador e foi buscar o melhor".

"O problema é como as coisas foram feitas com total ausência de participação da RFEF. Não podemos deixar isso passar", frisou, acrescentando que "teria sido uma irresponsabilidade não atuar".

Rubiales revelou que soube do acordo entre Lopetegui e o Real Madrid à última hora: "Se alguém quer negociar com alguém da RFEF, tem de falar com o funcionário e também com a RFEF. Não se pode fazer as coisas desta maneira. Soube do Real Madrid cinco minutos antes do anúncio. Pedi que não se anunciasse na altura e isso não foi respeitado".

O próximo selecionador espanhol não foi anunciado, contudo, Rubiales afiançou que a RFEF retocará "o menos possível". Segundo o jornal "Marca", os jogadores queriam que Lopetegui ficasse até ao fim do Mundial, mas o presidente do organismo deu uma versão diferente. "Falei com os jogadores, entenderam-me muito bem e vão dar o máximo com o novo corpo técnico por ganhar o Mundial", salientou.

Espanha fica, assim, sem selecionador a dois dias da estreia no Mundial, frente a Portugal. O duelo, marcado para sexta-feira, às 19h00, em Sochi, terá relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+