Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão pode ser o próximo alvo das negociações norte-americanas

13 jun, 2018 - 08:57

Intenção foi avançada por Donal Trump em entrevista à Fox News, onde descreveu Kim Jong-un como homem engraçado, muito esperto e um bom negociador.

A+ / A-

Um dia após a Cimeira de Singapura com Kim Jong-un, Donald Trump dá uma entrevista à Fox News onde revela que depois da Coreia do Norte, o Irão poderá ser o próximo alvo de negociações.

Nestas declarações à estação televisiva, o Presidente norte-americano disse acreditar numa mudança de atitude do Irão, até porque desde que os Estados Unidos anunciaram a saída do acordo nuclear, já houve sinais nesse sentido.

“O acordo com o Irão é um dos piores que já vi”, começa por dizer. “Mas desde que saímos do acordo... penso que o Irão é um país diferente - não dá tanta importância ao Mediterrâneo, à Síria e ao Iémen, inclusive já começaram a retirar pessoal do Iémen e da Síria. É já algo de diferente...

Na sua opinião, após sanções e outras movimentações o Irão já “não é o mesmo” de há três ou quatro meses. “Conheço os iranianos - são boa gente - e acredito que no futuro eles vão querer negociar”, prevê.

A estratégia da retórica agressiva

Quanto à histórica Cimeira de Singapura, Trump avançou algumas curiosidades. Por exemplo, a forma agressiva como anteriormente tratou Kim Jong-un obedeceu a uma estratégia de retórica com o objetivo de colocar o regime norte-coreano em sentido.

“Sem a retórica não teríamos chegado aqui. É a minha convicção. Anteriores administrações adotaram uma postura de silêncio e essa não era a solução. A retória - detestei fazê-lo e por vezes senti-me um tonto - mas não havia alternativa. Foi uma estratégia”, revela.

Questionado sobre o líder norte-coreano, descreveu um homem com uma boa personalidade, engraçado, muito esperto e um bom negociador.

Trump acredita na boa fé de Kim Jong-un e salientou a boa relação que os dois estabeleceram.

“Demo-nos muito bem logo desde o início. Conseguimos fazer muito mais do aquilo que pensei ser possível. Ele referiu diferenças entre as várias administrações norte-americanas, mas não quero ser eu a referir isso, penso que em determinado momento, ele o fará”, conclui.

Os dois líderes estiveram reunidos numa cimeira na cidade-estado de Singapura, onde assinaram uma declaração conjunta e se comprometeram a "construir um regime de paz duradouro e estável na península coreana".

Um simbólico aperto de mão deu início ao primeiro encontro entre os líderes dos dois países depois de quase 70 anos de confrontos políticos no seguimento da Guerra da Coreia (1950-53) e de 25 anos de tensão sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Do aperto de mão à palmada nas costas. As imagens do encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un
Do aperto de mão à palmada nas costas. As imagens do encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    14 jun, 2018 16:34
    Já tinha havido uma negociação quando Obama era presidente, negociação essa que Trump resolveu rasgar.

Destaques V+