Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump defende que o mundo está mais longe "de uma catástrofe nuclear"

13 jun, 2018 - 07:02

Líder americano congratulou Kim Jong-un por "dar um passo firme em direção a um novo futuro brilhante para o seu povo".

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos defendeu que o mundo está mais longe de uma "catástrofe nuclear", após uma reunião sem precedentes com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.

"O mundo deu um grande passo atrás numa possível catástrofe nuclear! Não há mais lançamentos de foguetões, testes nucleares ou pesquisas!", escreveu Trump na rede social Twitter, aproveitando a longa viagem de regresso de Singapura para Washington.

Noutra mensagem, Trump congratulou Kim Jong-un por "dar um passo firme em direção a um novo futuro brilhante para o seu povo" com a reunião de Singapura, que "mostra que a verdadeira mudança é possível!".

"Não há limite para o que a Coreia do Norte pode alcançar quando renunciar às armas nucleares, adotar o comércio e participar no mundo", disse Trump.

"O Presidente Kim", acrescentou, "tem diante de si a oportunidade de ser lembrado como um líder que marcou o início de uma era gloriosa de segurança e prosperidade para o seu povo".

Trump e Kim Jong-un realizaram na terça-feira a primeira cimeira da história entre os líderes dos dois países, durante a qual se comprometeram a "construir um regime de paz duradouro e estável na península coreana".

Um simbólico aperto de mão deu início ao primeiro encontro entre os líderes dos dois países depois de quase 70 anos de confrontos políticos no seguimento da Guerra da Coreia (1950-53) e de 25 anos de tensão sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Do aperto de mão à palmada nas costas. As imagens do encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un
Do aperto de mão à palmada nas costas. As imagens do encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    14 jun, 2018 16:35
    "O meu botão nuclear é maior que o teu"

Destaques V+