Tempo
|
A+ / A-

“Aquarius” está a caminho de Valência

12 jun, 2018 - 22:52

O navio permaneceu nos últimos dias em águas internacionais entre Malta e Itália, países que recusaram entrada. Viagem deve durar quatro dias.

A+ / A-
"Aquarius". 629 pessoas amontoam-se no navio que Itália recusou
"Aquarius". 629 pessoas amontoam-se no navio que Itália recusou

O navio “Aquarius”, da organização não-governamental SOS Mediterranée, partiu para Espanha, escoltado por duas embarcações da Marinha italiana com as quais repartiu os 630 migrantes, depois de o Governo italiano ter rejeitado o desembarque.

O navio tinha 630 imigrantes a bordo, segundo uma nova contagem, que foram salvos no fim de semana no Mediterrâneo. Os dois navios italianos estão a ajudar no transporte dos imigrantes para Valência, em Espanha, aliviando o navio Aquarius.

Vão chegar ao porto de Valência três embarcações: o Aquarius com 106 imigrantes a bordo (51 mulheres, 45 homens e 10 crianças), enquanto os restantes foram divididos pelo navio Orione da Marinha italiana e pelo navio Dattilo da guarda costeira.

Os imigrantes já foram informados de que vão chegar a Espanha em vez de Itália, mas agradeceram, uma vez que o seu principal receio era o de regressarem à Líbia, país de onde tinham navegando.

As organizações não-governamentais preferiam que os imigrantes fossem para um porto seguro mais próximo para permanecerem na área e continuarem a ajudar a salvar vidas, referindo que a viagem para Valência "reduz muito a capacidade de resgate no local".

O navio Aquarius permaneceu nos últimos dias em águas internacionais entre Malta e Itália e, depois da transferência de imigrantes para os navios da Marinha italiana estarem concluídas, zarpou rumo a Valência, cerca das 20h00, sendo estimado que a viagem demore quatro dias.

A recusa da Itália em receber o Aquarius causou uma série de acusações entre diferentes países europeus, para os quais Roma reivindica a distribuição de imigrantes que chegam da África e a revisão do Protocolo de Dublin, que estabelece normas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+