Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Patrão desmente motivo da greve. “A CP não faz serviços sem dois agentes escalados”

12 jun, 2018 - 13:02

Presidente da empresa calcula que a paralisação de 24 horas venha a ter um impacto financeiro na ordem dos 700 mil euros.

A+ / A-

O presidente da CP desmentiu esta terça-feira que haja composições a circular com apenas um maquinista, uma das principais queixas enumeradas pelos funcionários da empresa ferroviária que estão hoje em greve.

Carlos Nogueira garante que as composições continuam a circular sempre com dois agentes e não apenas com o maquinista como alegam os trabalhadores.

“A CP não fez, não faz, não fará serviços sem dois agentes escalados de entre as categorias profissionais previstas na regulamentação de segurança ferroviária, quer a nível nacional, quer da própria CP, que tem uma regulamentação própria depositada junto do Instituto de Mobilidade e Transportes”, garante o responsável.

Já José Manuel Oliveira, dirigente sindical da FECTRANS, a Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações, quer regulamentação clara sobre o assunto.

Para o sindicalista, a "boa vontade" do atual presidente da CT não basta.

"Não queremos que isto fique nas boas vontades do presidente da CP, que hoje é este e amanhã poderá ser outro. O que nós queremos é que a regulamentação seja clara e que ponha todos os operadores dentro das mesmas condições. Hoje o presidente diz assim, mas amanhã com a atual regulamentação que existe um outro presidente da CP pode ter uma interpretação diferente e, por sua iniciativa, passar a operar apenas com um agente."

A partir do próximo ano, alerta José Manuel Oliveira, vai estar em marcha "a liberalização do transporte ferroviário", na sequência da qual poderão surgir "novos potenciais operadores", o que por sua vez "pode levar a que as empresas que hoje já cá estão se comecem a defender da concorrência de outros baixando os custos e reduzindo o número de trabalhadores".

Entre os trabalhadores que poderão vir a ser despedidos contam-se os que ocupam os cargos de revisores, funcionários das bilheteiras e as suas chefias diretas, num total de quase mil funcionários.

Impacto da paralisação

Até às 10h desta manhã, a CP registou 40% de supressões de comboios no âmbito da greve de 24 horas que termina à meia-noite e que, segundo o presidente da empresa, deverá ter um impacto de 700 mil euros.

Em declarações aos jornalistas, ainda antes do início da paralisação, Carlos Nogueira explicou que, mesmo com serviços mínimos e os "esforços da CP", até às 10h "a taxa de supressões atingiu os 40%".

Questionado sobre os prejuízos da segunda paralisação deste mês, o responsável informou que "não andará longe de 700 mil euros", mas que os números exatos serão conhecidos mais tarde.

Sobre a anterior greve, no passado dia 4 de junho, Carlos Nogueira revelou que a perda de receita para a empresa foi de 1,3 milhões de euros.

Para o final deste mês está já convocada outra paralisação de dois dias apenas no Norte do país, guiada pelo mesmo caderno de reivindicações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • augusto melo
    17 jul, 2018 lisboa 13:23
    Claro que querem reduzir pessoal. Vou muitas vezes ao Porto e Braga, e raramente vejo um revisor/fiscal, dá azo a muitas borlas á nossa custa. A falta de pessoal tipo revisor ou fiscal não é exclusivo da CP. Nota-se e bem em Lisboa a Carris passou a ser a santa Casa de muitos penetras.
  • MASQUEGRACINHA
    12 jun, 2018 TERRADOMEIO 16:28
    Mas que parte de "ponham isso por escrito" é que o Governo e a Administração da CP não compreenderão? Ou será que, por compreenderem até muito bem, é que continuam a não resolver um problema de solução tão simples? Põem por escrito, acabou-se a greve, ponto final. Se isto não é má-fé, desinformação e conversa de papas-e-bolos, não sei o que o seja. Devem valer pipas de massa, os ganhos futuros com redução de pessoal, é o que concluo. Nós cá estaremos para pagar o desemprego dos redundantes.

Destaques V+