Tempo
|
A+ / A-

Trump. Encontros preparatórios “estão a correr bem"

12 jun, 2018 - 00:18

Esta madrugada, hora portuguesa, realiza-se uma cimeira histórica entre o Presidente dos Estados Unidos e o líder norte-coreano.

A+ / A-

Os encontros preparatórios entre as comitivas norte-americana e da Coreia do Norte “estão a correr bem e de forma rápida”. A garantia de Donald Trump que, a duas horas da cimeira com o líder norte-coreano, escreveu no Twitter que em breve vai saber-se se um verdadeiro acordo entre os dois países pode realmente acontecer.

Já Kim Jong Un passeou na baixa de Singapura e disse estar impressionado com a limpeza da cidade.

Quando forem duas da manhã em Portugal continental, Singapura vai assistir ao encontro histórico entre Trump e Kim Jong-Un.

Uma cimeira da qual não deverá sair, no imediato, nenhuma decisão fundamental para o futuro da península coreana. A perspetiva é do escritor José Luís Peixoto, autor do livro "Dentro do Segredo - Uma Viagem na Coreia do Norte".

A obra relata a experiência do escritor no país, em 2012, na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do regime.

José Luís Peixoto admite a importância do encontro desta madrugada. Uma cimeira na qual se joga o futuro do regime de Pyongyang.

“Este encontro é muitíssimo importante e abre uma possibilidade de otimismo que até há alguns meses era impensável. Ainda assim, parece-me que não vai ser para já que vamos ter notícias muito impactantes no que diz respeito à situação na península da Coreia”, disse.

O escritor acrescenta que “nesta relação que agora começa há muitos aspetos em jogo e um deles, fundamental para Kim Jong Un, será a sobrevivência do próprio regime”.

“Neste momento é muito difícil prever quais vão ser exatamente as posições de Kim Jong Un, uma vez que até aqui sempre foram bastante imprevisíveis”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+