Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

William, Gelson e Bruno Fernandes rescindem contrato com o Sporting

11 jun, 2018 - 17:11

Os três médios apresentaram cartas de rescisão unilateral com o clube, confirmou o Sporting. Juntam-se a Patrício e Podence. Bruno de Carvalho poderá acenar com processos-crime.

A+ / A-

William Carvalho, Gelson Martins e Bruno Fernandes avançaram com o pedido de rescisão unilateral de contrato com o Sporting. As cartas já seguiram para a Federação Portuguesa de Futebol, Liga de clubes e Sindicato dos Jogadores. O clube confirmou as rescisões, em comunicado à CMVM.

Os três juntam-se, assim, a Rui Patrício no lote de jogadores que decidiram rescindir contrato com o Sporting. Na carta de rescisão, o guarda-redes descrevia o que classificou de "bullying", por parte do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e queixava-se que a SAD não tinha assegurado as condições de segurança necessárias para a prática da sua profissão, falha que teria resultado num facilitar das agressões a jogadores e treinadores, em Alcochete, ocorridas a 15 de maio. Em carta muito parecida, Daniel Podence seguiu o exemplo do guardião.

Com William, Gelson e Bruno, sobe para cinco o número de futebolistas que deixam o clube leonino de forma unilateral. Estes três jogadores, a par de Patrício e Bas Dost, que ainda não rescindiu, são as grandes estrelas do plantel leonino e vistos como os principais ativos do clube. Esta semana é decisiva para o processo das rescisões, uma vez que o prazo legal termina na quinta-feira, 30 dias após o ataque à Academia.

Em comunicado à CMVM, o Sporting confirmou que recebeu, por e-mail, documentos subscritos por William, Gelson e Bruno Fernandes, a comunicar a rescisão de contrato, "com invocação de justa causa".

Entretanto, Bola Branca apurou que Rodrigo Battaglia poderá seguir o mesmo caminho dos três médios portugueses, até ao final desta semana. Segundo a TVI24, Mathieu e Bas Dost rescindirão na terça-feira. Diz o "Observador" que Acuña o fará até quarta-feira. Segundo os valores de mercado fixados pelo site "Transfermarkt", o Sporting poderá perder 135 milhões de euros com todas estas rescisões.


Valor de mercado dos oito jogadores

  • Gelson Martins - 30 milhões de euros
  • William Carvalho - 25 milhões de euros
  • Bruno Fernandes - 20 milhões de euros
  • Bas Dost - 19 milhões de euros
  • Rui Patrício - 16 milhões de euros
  • Marcos Acuña - 14 milhões de euros
  • Rodrigo Battaglia - 6,5 milhões de euros
  • Daniel Podence - 4,5 milhões de euros

Em "post" no Facebook, Bruno de Carvalho anunciou, no sábado, que ia avançar com processos-crime contra Patrício e Podence. O líder leonino argumentou que as rescisões de ambos representam "crime gravíssimo de difamação e calúnia que não vai ser deixada em claro, pelo que, para além das questões desportivas e de indemnização ao clube, ainda estarão a braços um processo crime pelas acusações inacreditáveis que fizeram e que terão de provar em sede de processo cível".

[notícia atualizada às 18h24 - confirmação do Sporting]

[notícia atualizada às 18h56 - valor de mercado dos jogadores]

[notícia atualizada às 21h14 - Acuña também deverá rescindir]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+