Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

You Clap: Uma aplicação de ex-estudantes de Aveiro no topo da App e Playstore

12 jun, 2018 - 15:00

O You Clap surgiu há menos de um mês e já lidera as tendências nas lojas virtuais de aplicações. O projeto surgiu da necessidade de desafio e competitividade entre amigos, mas já se espalhou a milhares de utilizadores.

A+ / A-

O You Clap, aplicação social criada por ex-alunos da Universidade de Aveiro, está no mercado há menos de um mês e já atingiu o topo da Play Store e App Store. Até ao momento, já 14.000 pessoas aderiram à plataforma de download gratuito.

O sucesso surpreendeu os criadores do projeto, porque houve uma "adesão muito maior do que aquela que era expectável", conta José Rocha, um dos responsáveis, à Renascença. A taxa de retenção, um dos valores mais expressivos do sucesso de uma aplicação, atinge os 75%, o que significa que os utilizadores voltam à plataforma virtual com bastante frequência.

"Foi uma iniciativa totalmente independente, até nós entrarmos em incubadoras de empresas da Universidade de Aveiro, onde estivemos incubados durante alguns meses. Mais tarde, conseguimos financiamento de um grupo privado - Red Angels -, que nos deu a primeira valorização da empresa.”

José Rocha não hesita sobre o público-alvo da aplicação. Acredita que as gerações mais jovens terão a maior adesão e aceitarão mais facilmente ser desafiadas. "O público será sempre maioritariamente composto por millenials. O nicho de mercado dos youtubers, por exemplo, é algo em que também estamos focados. É um nicho que está habituado a interagir de uma forma bastante direta e sem tabus", clarifica.

Uma nova forma de desafiar para os mais competitivos

Quem conta a anedota mais engraçada, quem defende mais golos à baliza, quem sabe dizer trava-línguas ou, até, quem come bebe mais cervejas. A amizade é, desde sempre, um acordo informal em que desafiar e ser desafiado é permitido. As apostas e a competição fazem parte, sobretudo, se feitas de uma forma saudável. O You Clap veio dar contornos virtuais e modernos aos desafios à moda antiga. Na aplicação, há propostas de todos os tipos: do desporto ao gaming, passando pela fotografia e pelas piadas secas.

José Rocha conta que a iniciativa nasceu de uma necessidade de criar uma nova dimensão para os desafios entre amigos: "O You Clap começa porque eu gosto muito de competição. Estou constantemente a ouvir em todo o lado 'desafio-te a fazer alguma coisa'".

"Tudo começou no 'ice bucket challenge'. Depois, passou pelo 'mannequin challenge' e por aí fora. Entre mim e os meus amigos sempre houve desafios, sempre nos desafiámos uns aos outros. Queríamos algo que também pudéssemos partilhar com os nossos amigos que estão longe.”

Para o antigo aluno da Universidade de Aveiro, ainda não havia um espaço indicado para este tipo de atividades. "As redes sociais não estão prontas para lidar com estes desafios, porque nunca existe propriamente um justo e democrático vencedor. O vencedor é sempre escolhido ou aleatoriamente ou pelo número de likes. Então, olhando para esta questão, eu decidi criar uma plataforma social, uma rede social só dedicada a desafios, onde isto não fosse um problema", concretizou.

"O You Clap tem duas, ou até três, formas de funcionamento. É um pouco ao estilo do Instagram, onde podemos receber e dar follow a outras pessoas. Tem também um feed. Na aplicação, nós podemos criar dois tipos de desafios: desafios públicos e privados. Os desafios públicos passam por incitar todos os followers da comunidade a fazer um único desafio. Nós temos influencers e marcas e eles podem estender um único desafio a toda a comunidade. Os desafios privados acontecem entre comunidades mais pequenas, como grupos de amigos, que se desafiam uns aos outros, de uma forma mais íntima. Temos também os desafios locais. Esses são semelhantes ao Pokemon Go, que promove a ida de pessoas para o mesmo local para apanhar pokemon. Mas, neste caso, vão a um local para desbloquear um desafio. Por exemplo, se houver um festival, as pessoas têm de estar dentro do recinto do festival para desbloquear o desafio. Ou mesmo quem tenha restaurantes ou bares pode criar desafios para cumprir nesses espaços físicos", remata José Rocha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+