Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa aceita resignação de três bispos chilenos após escândalo sexual

11 jun, 2018 - 11:11

Polémica já tinha sido abordada durante a visita ao Chile, em janeiro. Francisco chamou, depois, ao Vaticano vítimas e todos os bispos chilenos.

A+ / A-

O Papa aceitou a resignação de três bispos chilenos envolvidos no caso de abuso sexual de menores no país.

Os três visados são: o bispo de Osorno, Juan Barros; o bispo de Puerto Montt, Cristián Caro Cordero; e o bispo de Valparaíso, Gonzalo Garcia de Cortázar.

O bispo Juan Barros esteve particularmente envolto em polémica, quando o Papa visitou o Chile em janeiro passado, por, alegadamente, ter silenciado sucessivos abusos que terão ocorrido durante vários anos num seminário e noutros locais relacionados com a Igreja.

Durante a visita papal, houve várias manifestações de fiéis leigos da diocese de Monsenhor Barros, entre os quais algumas das vítimas desses abusos, que tentaram, sem sucesso, expor o caso junto de Francisco.

Em abril, o Papa admitiu ter cometido “erros graves” na avaliação do escândalo e convidou as vítimas que tinha desacreditado a ir a Roma para que lhes pudesse pedir perdão.

Depois, em maio, Francisco chamou ao Vaticano todos os 34 bispos chilenos para discutir o assunto, No fim do encontro, os bispos colocaram os seus lugares à disposição. Destes pedidos de resignação, sabe-se esta segunda-feira que, pelo menos, três foram aceites.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+