Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo defende multilateralismo antes de visitar EUA

09 jun, 2018 - 22:26 • Susana Madureira Martins

Presidente da República diz que os portugueses nunca fecham a porta ao diálogo, são um povo doce, mas também insubmisso.

A+ / A-
Susana Martins - MARCELO D9JUN CORPO DIPLOMATICO D9

Em vésperas de seguir para os Estados Unidos, que acabam de impor taxas aduaneiras às importações de aço e alumínio da União Europeia, Marcelo Rebelo de Sousa responde à administração Trump: ao unilateralismo de uns, Portugal defende o multilateralismo.

“Bastaria olharem para o caminho do secretário-geral das Nações Unidas [António Guterres] para saberem o nosso traço identitário. Trabalhos sempre pela paz, segurança, justiça, direitos humanos, apaziguamento, entendimento, pelo multilateralismo”, disse o Presidente da República, este sábado, em ponta Delgada, nos Açores, na apresentação de cumprimentos do corpo diplomático.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou outro recado antes de seguir para Boston: os portugueses nunca fecham a porta ao diálogo.

“Preferimos aliar à constância da nossa política externa a prudente sabedoria de não quebrar pontes, de não romper laços, de não fechar nunca vias de convergência”, declarou.

Ao corpo diplomático presente em Ponta Delgada, Presidente da República deu outro. Os portugueses são um povo doce, mas insubmisso.

“Levem convosco a certeza da nossa amizade, da nossa fraternidade, até da nossa doçura, da nossa vontade de chegarmos ao milénio mais do que nunca ao serviço da Humanidade, mas também levem convosco a certeza da nossa teimosa resistência, do nosso insubmisso orgulho nacional”, disse o chefe de Estado, reforçando que em Portugal o espírito é universalista e indomável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+