Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo critica "menosprezo" pelas desigualdes sociais

09 jun, 2018 - 00:14 • Susana Madureira Martins

Presidente "preocupado" com o o crescimento de "uma concentração obsessiva sobre dados económicos e financeiros".

A+ / A-
Marcelo critica "menosprezo" pelas desigualdes sociais - Reportagem de Susana Madureira Martins

Há mais vida para além do défice e das finanças públicas. Foi esta a mensagem do Presidente da República no primeiro dia das comemorações do 10 de junho, nos Açores.

Na Universidade de Ponta Delgada, na ilha de são Miguel, Marcelo Rebelo de Sousa disse estar preocupado com a falta de estudos sobre o risco de pobreza e outras realidades sociais. Essa, considera o Presidente, deve ser a prioridade depois do controlo das finanças públicas.

A mensagem do chefe de Estado é: depois da obsessão pelo estudo do défice e finanças públicas, é preciso que o país se concentre sobre situações limite como o risco de pobreza e outras realidades sociais.

“Há muito que ando preocupado com o facto de ter crescido no nosso país – e era inevitável que crescesse – uma concentração obsessiva sobre dados económicos e financeiros e o menosprezo de realidades sociais. E daí aquela preocupação com que acompanho aquelas situações limite de pobreza e risco de pobreza, sem-abrigo e outras de instituições particulares de solidariedade social e a dificuldade que é a nível nacional haver um retrato da realidade da pobreza e do risco de pobreza”, afirmou o Presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa apela a que se faça um retrato atualizado e preciso sobre o risco de pobreza.

"É fundamental saber a dimensão da pobreza e do risco de pobreza, hoje, onde se localiza, causas, é uma realidade estrutural que resiste a tudo ou não, o que é preciso fazer para a ultrapassar", refere.

"Se esquecermos aquilo que é dado por entidades públicas e sociais a uma fatia enorme do povo português e se olharmos para os rendimentos sem essa almofada adicional, é muito impressionate ainda o retrato social do país. É por isso que eu tenho apelado para essa preocupação social", sublinha.

Já se falou que chegue de controlo das finanças públicas, sublinha, o país já adquiriu isso, mas ainda não se falou suficientemente das desigualdades sociais. E essa é a parte social para a qual importa olhar, conclui Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+