Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump quer Rússia de volta ao grupo das nações mais industrializadas

08 jun, 2018 - 22:05

O presidente do Conselho Europeu já rejeitou a ideia. Donald Tusk criticou também o Presidente dos Estados Unidos por "desafiar" a ordem mundial.

A+ / A-

A Rússia deve regressar ao G7, o grupo das nações mais industrializadas, defendeu esta sexta-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump.

A ideia polémica de Donald Trump foi avançada na contagem decrescente para a cimeira do G7, que este ano tem lugar em Charlevoix, no Canadá.

“Gostem ou não, pode não ser politicamente correto, mas temos um mundo para governar e o G7, que já foi o G8, correram com a Rússia, podem deixar a Rússia voltar, porque devemos ter a Rússia na mesa das negociações”, disse o Presidente norte-americano, em Washington, à partida par a cimeira.

O presidente do Conselho Europeu já rejeitou a ideia. Donald Tusk critica o Presidente dos Estados Unidos por "desafiar" a ordem mundial.

"É isso que me inquieta mais, é ver que a ordem mundial, baseada em regras comuns, é desafiada não pelos suspeitos do costume, mas, de forma surpreendente, pelo seu principal arquiteto e garante, os Estados Unidos", disse o líder europeu.

Tusk, que participa na reunião que decorre hoje e sábado no Canadá, sinalizou também o desacordo com a proposta de Donald Trump de fazer regressar a Rússia ao G7, criticando-o por desafiar a ordem mundial.

Pelo contrário, o novo primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte, concordou com a proposta, escrevendo no Twitter: "Concordo com o Presidente Donald Trump. A Rússia devia voltar ao G8, no interesse de todos".

A coligação populista de Conte em Itália inclui o partido de extrema-direita La Liga, que diz que as sanções à Rússia por causa da Ucrânia prejudicam as exportações italianas, e o seu presidente, Matteo Salvini, classificou o líder russo como um grande estadista.

O G7 inclui os Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Itália, França e Alemanha.

A Rússia foi afastada em 2014 devido à anexação da região ucraniana da Crimeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+