Tempo
|
A+ / A-

Máquinas para recolha de garrafas de plástico chegam às grandes cidades já em 2019

08 jun, 2018 - 16:43

É a garantia do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, em entrevista à Renascença.

A+ / A-

O Governo vai avançar já no próximo ano com a instalação de máquinas de recolha de garrafas de plástico em grandes superfícies das principais cidades portuguesas.

O secretário de Estado do Ambiente diz que só depois dessa experiência-piloto é que será decidido o potencial alargamento da medida ao resto do país.

"Queremos experimentá-lo nas zonas mais densamente povoadas e em estabelecimentos que tenham melhores condições para acolher esse tipo de equipamento, sobretudo nas grandes cidades", explicou à Renascença Carlos Martins. "A partir da avaliação dessa adesão voluntária dos cidadãos a esse incentivo é que se determinará se temos de passar para a tara dos retornáveis, que já houve, em tempos, no vidro."

Sobre essa tara, o secretário de Estado lembra que "há locais do mundo que estão a regredir nessa metodologia" e sublinha que é também por isso que é preciso avançar "com cautela, cientes do que estamos a fazer e cientes do que temos de fazer". Por esse motivo mas não só, até porque cada máquina de recolha de garrafas de água e refrigerantes custa cerca de 50 mil euros.

"Cada máquina pode custar de 40 a 50 mil euros, é um investimento para criar uma rede nacional muito significativo e portanto não podemos entrar em aventuras. Temos de saber o resultado e a partir daí começar a generalizar."

Ouça a entrevista completa no programa "Em Nome da Lei", este sábado a partir do meio-dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+