Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Daniel Jonas vence Grande Prémio da Literatura dst com livro “Oblívio”

08 jun, 2018 - 14:34 • Maria João Costa

Manuel Alegre, Jacinto Lucas Pires e Mário Cláudio são alguns dos autores já distinguidos com o prémio do dstgroup, no valor de 15 mil euros.

A+ / A-

«Assim no meu soneto aqui gravei / Quem não sou nem fui e menos serei», escreve Daniel Jonas em “Oblívio”, o último livro do poeta agora distinguido com o Grande Prémio da Literatura dst.

Na obra, editada pela Assírio e Alvim, o poeta do Porto regressa ao soneto para dar corpo à sua poesia.

Em comunicado, a organização do prémio literário indica que "Oblívio" foi distinguido pelo "trabalho textual, muito depurado, assumindo uma linguagem de timbre clássico, para melhor encontrar uma clara modernidade de temas e formas".

Anteriormente, o galardão no valor de 15 mil euros e instituído pela Associação Imobiliária Domingos da Silva Teixeira foi atribuído a nomes como Manuel Alegre, Mário Cláudio, Luísa Costa Gomes, Armando Silva Carvalho, Jacinto Lucas Pires ou Maria Velho Costa.

O júri sublinha que o mais recente livro de Daniel Jonas distingue-se "pelas "evidências cultas, sensíveis, de uma criação poética que não se alheia do quotidiano nem da emoção". A obra agora premiada vai estar em destaque já este sábado em Lisboa na Noite da Literatura Europeia. No Liceu Passos Manuel, no Bairro Alto, vão ser lidos poemas de “Oblívio” a partir das seis da tarde, com a presença do poeta.

Além de poeta, Daniel Jonas é também dramaturgo e tradutor. Antes já venceu o prémio PEN de poesia com a obra "Sonótono" e o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores com as obras "Bisonte" e "Nó", também com chancela Assírio e Alvim.

Entre as obras que traduziu, contam-se autores como William Shakespeare, Pirandello ou John Milton. A tradução que Daniel Jonas fez de "Passageiro Frequente", do poláco Michal Lipszyc, garantiu-lhe a nomeação para o Prémio Europeu da Liberdade. No curriculum, como dramaturgo publicou "Nenhures" e escreveu "Estocolmo", "Reféns" e o libreto "Still Frank", tudo textos encenados pela companhia Teatro Bruto.

Em 2012, Daniel Jonas venceu o Prémio Europa David Mourão-Ferreira, da Universidade de Bari/Aldo Moro, pelo conjunto da obra.

O Grande Prémio de Literatura dst foi instituído há mais de duas décadas pelo dstgroup e tem distinguido, de forma alternada, a poesia e a prosa. Daniel Jonas vai receber o prémio a 29 de junho, numa cerimónia que vai ter lugar na Feira do Livro de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+