Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis descem dois cêntimos por litro

08 jun, 2018 - 14:33 • Pedro Mesquita

O presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas diz que há "um potencial para alguma redução" dos preços.

A+ / A-

O preço combustíveis deve cair na próxima semana dois cêntimos por litro, tanto na gasolina simples como no gasóleo simples.

O presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, diz à Renascença que há "um potencial para alguma redução" dos preços.

"Não posso quantificar a descida porque as empresas são livres para praticarem os preços que entenderem. O que posso dizer é que a evolução da cotação dos produtos refinados sofreu uma descida ao longo da semana e isso normalmente reflete-se na semana seguinte. Há um potencial para alguma redução", declara.

António Comprido desmente, entretanto, noticias que sugerem que as petrolíferas tenham aumentado as margens de lucro: "Não corresponde à realidade. Num momento em que o preço desce, em termos percentuais, naturalmente que qualquer elemento pesa mais, porque é um valor mais ou menos fixo. O que o relatório da Autoridade da Concorrência diz é que tem havido estabilidade nas margens."

"Não há margens excessivas. Não representa mais do que 10% do valor final do preço do produto, pouco mais do que isso. Mesmo que as companhias abdicassem das suas margens, o consumidor ia beneficiar de uns poucos cêntimos de redução", reforça o presidente da APETRO.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    08 jun, 2018 aveiro 17:52
    Eu estaria mais interessado em saber quanto angariou o Estado com os últimos dez aumentos consecutivos !!!!!!!.............. Investiguem !!!

Destaques V+