Tempo
|
A+ / A-

Nem só de copos se faz o Bairro Alto. Este sábado, a noite também tem livros

08 jun, 2018 - 13:01 • Maria João Costa

Das 18h00 às 23h30 quase uma dezena de espaços no Bairro Alto, em Lisboa, vão receber a Noite da Literatura Europeia. O poeta português Daniel Jonas é um dos participantes.

A+ / A-

Quando se fala em noite e Bairro Alto, pensamos em copos, mas a animação noturna do próximo sábado, 9 de junho, vai ter outro ingrediente – a literatura.

A partir das seis da tarde e até bem perto da meia-noite decorre mais uma edição da Noite da Literatura Europeia. O evento deste ano bate um recorde de participação. Vão estar em Lisboa escritores de 14 países europeus. Portugal é representado pelo poeta Daniel Jonas.

“Da Calçada do Combro à rua do Século em catorze espaços vamos ter um roteiro muito animado que vai dar a conhecer espaços um bocadinho desconhecidos do público ou aos quais têm acesso limitado e ao mesmo tempo uma experiência cultural europeia” explica à Renascença Emanuel Carvalho, do British Council – um dos organizadores desta Noite da Literatura Europeia.

O programa deste ano terá um espetáculo de abertura às 18h00 na Escola Secundária Passos Manuel com a associação cultural Miso Music Portugal e os artistas seniores da Companhia Maior, que vão apresentar um “coro falado” a partir de um conjunto de poemas de autores portugueses.

Espaços como a secretaria-geral do Ambiente, o Convento dos Cardaes, a Liga dos Combatentes ou o Atelier-Museu Júlio Pomar acolhem outras das iniciativas desta Noite da Literatura Europeia, que se estende também à Galeria Ratton, à Igreja de Nossa Senhora de Jesus e ao Tribunal Constitucional.

“Catorze países pela primeira vez é um recorde”, diz Emanuel Carvalho. Para esta sexta edição do certame, vão estar em Lisboa escritores de países como Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, Grécia ou Reino Unido.

As obras escolhidas para serem lidas “percorrem temas tão variados como as convulsões e conflitos sociais, a identidade, o pós-guerra, a infância, a vida quotidiana e o amor”, explica a organização da Noite da Literatura Europeia.

A titulo de exemplo, na Academia das Ciências de Lisboa vai ser lido o livro “Memórias da Floresta” do premiado escritor croata Damir Karakas. Trata-se de uma obra sobre a infância e os desafios do crescimento. Do poeta português Daniel Jonas serão lidos poemas do livro Oblívio no Liceu Passos Manuel, pela voz de Alexandre Pieroni Calado.

A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e tem lugar no âmbito das Festas de Lisboa em parceria com a EGEAC.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+