Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia de Portugal: Bispo de Angra satisfeito com comemorações nos Açores

08 jun, 2018 - 12:58

As celebrações do dia de Portugal o vão decorrer em Ponta Delgada e também junto da comunidade emigrante nos EUA.

A+ / A-

O bispo de Angra, D. João Lavrador, mostra-se orgulhoso em receber nos Açores as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e a sua continuação junto dos emigrantes nos Estados Unidos da América.

“É o reconhecimento da comunhão e a atenção devida que se deve ter à região que, sendo autónoma e estando no meio do oceano, contribuiu para a extensão e valorização do país e do estado português”, sublinha o bispo, em declarações ao portal de notícias da diocese.

D. João Lavrador destaca ainda o facto das celebrações levarem o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa e alguns membros do governo regional às comunidades portuguesas na costa leste dos Estados Unidos da América, sinal de “unidade e comunhão nacional”.

“É para nós um orgulho, uma alegria de unidade e comunhão nacional à volta de todos os que são emigrantes, mas que se caracterizam pela sua relação com os Açores”, diz D. João, que assinala a “irmandade” que todos os açorianos devem sentir com os cidadãos na diáspora que “se deslocaram das suas terras para ganhar a vida e encontrar melhores condições noutras paragens”.

“Continuam a ser portugueses e a marcar o ritmo das suas vidas pelo orgulho e alegria de ser português, mantendo as tradições e elementos culturais”.

Para D. João Lavrador, este “é um dia onde nos devemos sentir responsáveis pelo presente e de abertura para o futuro, num Portugal que se quer integrado na Europa mas sempre atento à realidade dos seus cidadãos e, de forma muito particular, em relação aos que se sentem excluídos de uma cidadania plena e do bem-estar que a todos deve atingir”.

As celebrações do Dia de Portugal vão ter início no sábado, em Ponta Delgada, com o içar da bandeira nas Portas da Cidade.

No domingo, dia 10, uma comitiva segue para os EUA para celebrações comemorativas que vão passar pelas cidades de Boston, Providence e New Bedford, no Estado norte-americano de Massachusetts, onde se encontram várias comunidades portuguesas, sobretudo açorianas, cuja emigração começou no final do século XIX.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+