Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FEC sugere coerencia.pt para promover políticas de desenvolvimento

05 jun, 2018 - 17:12 • Ana Lisboa

A Fundação Fé e Cooperação, organismo ligado à Igreja Católica, quer que 25 de setembro seja o Dia Nacional do Desenvolvimento Global.

A+ / A-

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) acaba de lançar o projeto coerência.pt, no âmbito da Agenda 2030, que compromete os signatários a trabalhar no sentido de criar modelos económicos sustentáveis para combater a pobreza.

Neste âmbito, e em pleno Dia Mundial do Ambiente, surge este projeto que pretende sensibilizar e promover a coerência das políticas de desenvolvimento.

“Um dos seus principais objetivos prende-se com a promoção desta questão da coerência das políticas para o desenvolvimento e a promoção também da discussão de um tema que é, por vezes, considerado demasiado técnico e que se encontra pouco presente no debate público. E por coerência das políticas para o desenvolvimento nós queremos dizer que existem políticas que não têm em conta as diferentes áreas em que podem ter determinadas implicações”, explica Pedro Franco, do departamento de educação para o desenvolvimento e advocacia social, da FEC.

Este responsável considera que a questão do desenvolvimento “não se prende apenas com os países ditos menos desenvolvidos, mas também com os países industrializados e mais desenvolvidos, no sentido em que na Agenda 2030 ninguém fique para trás e que todos somos responsáveis por este desenvolvimento sustentável”.

Pedro Franco refere ainda que a estratégia utilizada para alertar para este problema “passa exatamente por criar uma plataforma de diálogo entre os cidadãos, organizações não-governamentais e mesmo agentes políticos para alertar para certas incoerências que existam nestas políticas da UE e de Portugal”. O site inclui diversos vídeos e micro-filmes dedicados a este assunto.

Para além desta plataforma de diálogo, há também uma petição que tem como propósito estabelecer o Dia Nacional do Desenvolvimento Global. “Nós gostávamos que fosse dia 25 de setembro, porque foi o dia em que os objetivos para o desenvolvimento foram definidos pelas Nações Unidas”.

A petição, que precisa de quatro mil assinaturas para ser levada à Assembleia da República, pode ser lida e assinada online em www.coerencia.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+