Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco quer ouvir ministro no Parlamento por causa dos professores

05 jun, 2018 - 09:18

Sindicatos anunciam greve às avaliações e ameaçam faltar aos exames e ao início do ano letivo.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) quer ouvir com urgência o ministro da Educação no Parlamento para esclarecer a decisão sobre a contagem do tempo de serviço dos professores, que o partido considera "reprovável e inaceitável".

A deputada Joana Mortágua acusou o governante de "castigar os professores por causa de um braço-de-ferro com os sindicatos na contagem do tempo de serviço".

"O Governo não tem razão. É um braço de ferro em que o Governo não está a cumprir a resolução da Assembleia da República e a lei do Orçamento do Estado. E por causa desse braço de ferro o Governo vai dificultar a vida a centenas de milhares de professores e estudantes", defendeu Joana Mortágua.

Tiago Brandão Rodrigues confirmou, na segunda-feira, que os professores não vão ter contabilizado qualquer tempo de serviço congelado por terem falhado as negociações com os sindicatos.

A ausência de acordo "significa ficar tudo como estava", disse o ministro da Educação aos jornalistas, no final de um dia de reuniões com os sindicatos de professores.

O ministro confirmou assim que os professores não vão ver contabilizados para efeitos de progressão na carreira os nove anos, quatro meses e dois dias que reclamam desde o início das negociações e que o Governo retira de cima da mesa a proposta para contabilizar cerca de dois anos e nove meses, colocando o ónus da decisão naquilo que considerou ser uma falta de flexibilidade por parte dos sindicatos para aproximar posições.

A resposta dos sindicatos pode chegar já na quarta-feira, depois de conhecidos os primeiros resultados e propostas do Governo para a negociação do despacho de organização do ano letivo, diploma do qual os sindicatos esperam avanços em termos de definição de horários de trabalho dos professores, uma das matérias de reivindicação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    05 jun, 2018 Setúbal 14:32
    Façam mais greves, que temos putos espertos.não sabem onde fica portugal no mapa ,não sabem onde ficam os rios .não sabem saltar á corda, digam-me srs. professores o que estão vocês ai a fazer? progredir na carreira? Ainda têm a cara de pau de reclamar tenham mas é vergonha e mostrem o ordenado que ganham ,trabalham 5 horas por dia têm férias no natal, na pascoa, no carnaval, a bendita adseem julho ja mais de metade não pôem os és nas escolas tenham vergonha são vocês e os da autoeuropa cambada de chulos fartos de barriga cheia
  • antónio
    05 jun, 2018 portugal 09:54
    Bloco vai fazer de conta que é oposição. Miséria. Já agora, a sra. Merkel vio a Portugal e o bloco não protestou. Estanho, porque há poucos anos quase que tinham um enfarte. Tudo fingido.

Destaques V+