Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ministro “sem condições” para acordo com professores

04 jun, 2018 - 18:46

Sindicatos "não demonstraram qualquer tipo de flexibilidade" sobre o descongelamento das carreiras, lamenta Tiago Brandão Rodrigues.

A+ / A-

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, admitiu esta segunda-feira o falhanço nas negociações sobre o descongelamento das carreiras dos professores.

Tiago Brandão Rodrigues falava aos jornalistas após uma reunião com os sindicatos representantes dos docentes.

“O que aconteceu é que as organizações sindicais não demonstraram qualquer tipo de flexibilidade ou maleabilidade relativamente a esse tema. Eu próprio estou desapontado por não ter havido nenhuma aproximação. Neste momento, o Governo entende que não existem condições para que se possa chegar a acordo nesta negociação que durou quatro meses”, declarou o ministro.

Questionado se houve um ultimato aos sindicatos sobre o descongelamento das carreiras, Tiago Brandão Rodrigues respondeu que “o Governo não faz ultimatos às organizações sindicais".

De acordo com a Federação Nacional da Educação (FNE) e a Fenprof, o Ministério da Educação era: ou os sindicatos aceitam contabilizar menos de três anos de serviço, dos mais de nove congelados, ou a tutela retira a proposta.

Face a essa proposta, e depois da reunião, Mário Nogueira, da Fenprof, contactou as outras estruturas sindicais, a FNE e a Stop, e todas chegaram a acordo para manter a greve às avaliações a partir do dia 18. O pré-aviso dessa paralisação já tinha sido entregue.

Ficou ainda acordada entre as estruturas sindicais a hipótese de os professores virem a avançar para uma outra greve aos exames nacionais, bem como às aulas que ainda estarão a decorrer até ao final do ano letivo, a par das tarefas burocráticas que lhes competem, como, por exemplo, o lançamento de pautas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+