Tempo
|
A+ / A-

Costa regressou a Pedrógão e ouviu pedidos de pacto de regime

28 mai, 2018 - 23:33

Primeiro-ministro defende a importância da aposta na prevenção dos fogos e da limpeza e reordenamento da floresta.

A+ / A-
Teresa Paula Costa - PM com assoc vitim incendio D28

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se, esta segunda-feira, com a presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e ouviu pedidos de um pacto de regime, para que evitar que novas tragédias possam acontecer.

António Costa voltou a defender a importância da aposta na prevenção dos fogos e da limpeza e reordenamento da floresta.

O chefe do Governo garante que não há uma caça à multa, mas os portugueses têm que se habituar a cumprir a lei de limpeza do mato.

“O objetivo não é andarmos a cobrar coimas, o objetivo é que possamos ter um território mais seguro. Esta campanha foi muito importante para acabar o país para uma obrigação que está na lei há mais de dez anos. Enquanto houver condições climatéricas para que esse trabalho seja feito, é preciso continuar a fazer, mas as forças de segurança também têm que cumprir a sua função e proceder à autuação, porque temos que nos habituar a cumprir a lei nestes domínios.”

António Costa falava aos jornalistas no final de uma reunião com presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande.

Nádia Piazza, a presidente da associação, apelou ao Presidente da República para que ajude na criação de um pacto de regime para a política florestal.

“Não podemos dar passos e depois bota tudo abaixo. Temos que construir um senso comum e faço um apelo muito grande ao senhor Presidente da República: chame as forças políticas, façamos algo a muito longo prazo”, apelou.

Para Nádia Piazza, é preciso apostar na agricultura para reconstruir o território que se encontra deserto de pessoas e de oportunidades quase um ano depois do grande incêndio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+