Tempo
|
A+ / A-

Dois anos da carta por pontos. Resultados são ainda insuficientes

28 mai, 2018 - 11:49

Mais de 150 condutores perderam a totalidade dos pontos da carta de condução desde junho de 2016. "É muito pouco", diz a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados.

A+ / A-

Veja também:


Dois anos após da introdução da chamada Carta por Pontos os resultados são ainda insuficientes no que respeita à redução da sinistralidade rodoviária. É a opinião de Manuel João Ramos, porta-voz da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, que compara Portugal com o exemplo espanhol, onde a sinistralidade diminuiu após a introdução da mesma medida.

Para Manuel João Ramos, o facto de, desde junho de 2016, 157 condutores terem perdido a totalidade dos pontos da carta de condução "é muito pouco tendo em conta o universo de automobilistas que há em Portugal". Em entrevista à Renascença, destaca ainda, pela negativa, o "facto de não haver melhoria na sinistralidade. "Em paralelo com o ano passado já há um aumento bastante visível no número de mortos e feridos graves nas estradas".

Para a Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados a estratégia da carta por pontos está a ter um efeito mitigado devido à falta de fiscalização. “No ano passado prescreveram de novo milhares de cartas, e o processo é muito lento. A própria Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária evidencia isso. Há muitas reclamações e portanto o processo é alongado no tempo, o que acaba por retirar o efeito pedagógico que a medida tem", remata Manuel João Ramos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+