Tempo
|
A+ / A-

Itália. Primeiro-ministro designado desiste de formar governo

27 mai, 2018 - 19:24

Presidente Mattarella admite convocar novas eleições.

A+ / A-

O jurista Giuseppe Conte desistiu de formar governo em Itália, informa fonte do gabinete presidencial.

Conte, nome escolhido pelos dois partidos que vão formar governo, o Movimento 5 Estrelas e o partido Liga, tem estado sob polémica devido a dúvidas com o seu currículo e por alegadas ligações ao “caso Stamina”, uma fraude médica em que participou indiretamente como advogado.

O Presidente italiano Sergio Mattarella diz que vai ponderar o que fazer no futuro e já convocou Carlo Cottarelli, antigo diretor do Fundo Monetário Internacional, para uma reunião esta segunda-feira.. Em aberto está a possibilidade de avançar para novas eleições ou a formação de um Governo de iniciativa presidencial.

Mattarella tinha também chumbado o nome do ministro proposto para a Economia e Finanças.

O líder do Movimento Cinco Estrelas, Di Maio, considera que o Presidente deve ser alvo de um impeachment por ter traído a Constituição.

"Estávamos a um pequeno passo de formar um Governo e fomos parados porque no nosso gabinete havia um ministro que criticava a União Europeia".

As eleições italianas foram realizadas a 4 de março.

[atualizado às 21h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+