Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chineses põem a Fidelidade a investir em cerveja, roupa e turismo

27 mai, 2018 - 12:11

Desde 2014 que a carteira de investimentos da seguradora, detida em 85% pela Fosun e em 15% pela CGD, se diversificou por várias áreas de actividade.

A+ / A-

O último caso foi o da compra de 17,99% do grupo Tsingtao Brewery, dono da segunda maior cervejeira chinesa, e uma das maiores do mundo. Mas este é só um dos exemplos de como a Fidelidade, depois de ser adquiriuda me 2014 pelos chineses da Fosun, estar a diversificar a carteira de investimentos.

A notícia é dada pelo “Público” que cita ainda o o relatório e contas da Fosun de 2017 para detalhar as participações da seguradora, à data de 31 de Dezembro passado: 19,53% do Club Med (a mais longa disputa de uma cotada francesa, que durou 21 meses e terminou em 98,29% do capital controlado pelo consórcio liderado pela Fosun e os seus accionistas, em Março de 2015), 7,225% do operador turístico britânico Thomas Cook (controlado em 11,16% pelo mesmo universo accionário chinês), e 10,49% da retalhista de vestuário alemã Tom Tailor, da qual o agrupamento controlado por Guo Guangchang tem 28,89%.

Contactada a Fosun sobre a estratégia de investimento para a Fidelidade, fonte oficial do grupo chinês respondeu, por escrito, ao PÚBLICO: “seria inviável detalhar todos os investimentos feitos pela Fidelidade, até porque desconhecemos esse detalhe”, confirmando apenas as participações no operador turístico e na cervejeira. “Importa referir”, respondeu a Fosun, “que estes investimentos representam, em valor absoluto e em qualquer dos casos, menos de 1% do total dos activos sob gestão da Fidelidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    27 mai, 2018 14:07
    Não é irónico que os anti-comunistas primários sejam os primeiros a vender tudo à China?
  • vera
    27 mai, 2018 lisboa 13:48
    Esta compra retrata a saída de dinheiro da FIDELIDADE par uma empresa chinesa e provavelmente transferência de euros para CHINA.Fidelidade vai declarar insolvência?Está a ser desmantelada?O que diz o BE,PCP,PS?

Destaques V+