Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ascenso Simões

A "teoria do poço" para pedir maioria absoluta sem o dizer

26 mai, 2018 - 13:28 • Paula Caeiro Varela , Raul Santos

O deputado diz que a solução do Governo "funciona", mas defende a "reafirmação do espaço político" e o "reforço do PS".

A+ / A-

O deputado Ascenso Simões subiu, este sábado, ao púlpito do Congresso da Batalha para defender a aposta na maioria absoluta do PS, ainda que não tenho utilizado essa expressão.

Assumindo-se como inicialmente "céptico" da solução encontrada em 2015 para a formação do Governo, Ascenso Simões elogiou Costa por ter "transformado uma solução governativa impossível numa solução bem sucedida" e mostrou-se convicto de que tudo "vai continuar a funcionar até ao fim da legislatura".

Apesar desta convicção, o deputado lembrou os exemplos do passado - "sabemos como saímos bloco central" e, antes, "como saímos da coligação com o CDS" - para defender a "reafirmação do espaço político" do partido e o "reforço do PS".

Para Ascenso Simões, o caminho não passa, necessariamente,e por alianças à esquerda nem à direita, onde estão o PSD com o qual "é impossível uma solução", e o CDS, "atualmente, um partido infantil".

Da intervenção do antigo secretário de Estado de Costa no Ministério da Administração Interna ficou, ainda, uma história desses tempos, a "teoria do poço".

"Quando não havia uma solução para um problema, o António Costa encontraria uma solução", disse, concluindo que o actual líder e primeiro-ministro "tem sempre solução quando todos estão no fundo do poço", mesmo que para isso "perca uma perna, um braço ou uma orelha".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+