Tempo
|
A+ / A-

Maria Antónia Almeida Santos substitui João Galamba como porta-voz do PS

25 mai, 2018 - 14:54

António Costa promoveu sete membros do Governo ao secretariado nacional do partido. Novos órgãos serão eleitos na comissão nacional que se seguirá ao congresso que deste fim-de-semana.

A+ / A-

A deputada e dirigente socialista Maria Antónia Almeida Santos vai substituir João Galamba como porta-voz do PS depois do congresso que decorre este fim-de-semana na Batalha, distrito de Leira.

Os novos órgãos do PS serão eleitos na primeira reunião da comissão nacional socialista que acontecer depois do congresso, mas já foram divulgadas as escolhas de António Costa. A comissão nacional é eleita no congresso que começa esta sexta-feira.

João Galamba, um dos vice-presidentes da bancada parlamentar e uma das figuras socialistas com mais presença mediática, sai assim da comissão permanente do partido, ficando apenas no secretariado. Galamba foi também, durante anos, um dos rostos que defendeu José Sócrates.

A comissão permanente do PS é liderada pela secretária-geral adjunta Ana Catarina Mendes. Este é o órgão mais executivo do partido. Reúne-se todas as semanas e todos os seus membros fazem também parte do secretariado que é a direção do PS e é liderado pelo próprio António Costa.

Vice-presidente da comissão parlamentar de Saúde, Maria Antónia Almeida Santos é também a principal responsável pelo projeto dos socialistas para a legalização da morte medicamente assistida, que será discutido na próxima terça-feira (dia 29).

Da comissão permanente do PS, além de João Galamba, sai também o deputado e dirigente socialista Porfírio Silva, que, no entanto, vai continuar no secretariado nacional.

Promoções no secretariado

Para o secretariado nacional, Costa decidiu promover sete membros do atual Governo: o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e os secretários de Estado Alexandra Leitão (Educação), Ana Mendes Godinho (Turismo), Graça Fonseca (Modernização Administrativa), Marcos Perestrello (Defesa), Mariana Vieira da Silva (adjunta do primeiro-ministro) e Pedro Nuno Santos (Assuntos Parlamentares).

A justificação para estas entradas é a necessidade de renovar e reforçar politicamente o secretariado nacional, tendo em vista os três atos eleitorais de 2019: regionais da Madeira, europeias e legislativas.

Da equipa de direção formada em 2016 por António Costa, transitam para o novo elenco os presidentes de Câmara Eduardo Vítor Rodrigues (Gaia), Fernando Medina (Lisboa), Isilda Gomes (Portimão) e Maria do Céu Albuquerque (Abrantes).

Continuam também a fazer parte deste órgão de direção o jurista José Manuel Mesquita e o deputado socialista Porfírio Silva, além de Eurico Brilhante Dias, que esteve nas direções lideradas por António José Seguro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    25 mai, 2018 Viseu 19:48
    Henrique Raposo, expresso diário 7-5-2018: «Esta é a cultura tribal do PS. O socialista típico vê-se como alguém especial, como alguém que tem uma superioridade moral intrínseca; vê-se, aliás, como o próprio dono do regime. Naquela cabeça, o regime é o PS e o PS é o regime e, portanto, um ataque ao PS é um ataque à democracia. O PS não é aqui muito diferente do PCP: o partido é uma extensão quase familiar ou pessoal do “camarada”. É por isso que o “camarada” do PS vê a prisão de Sócrates como uma humilhação pessoal; é como perder um filho para a droga. Mas a droga central desta história é mesmo a presunção de superioridade moral deste partido».
  • Andre Souza
    25 mai, 2018 Vila Pouca de Aguiar 15:55
    Ai caramba! Vou ter tantas sÓdades de me rir com essa figura!
  • 25 mai, 2018 15:39
    Mas o que isto sonia? Deixaram o galamba com um pe no ar!

Destaques V+