Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro do Ambiente diz que "carta de demissão foi dirigida à pessoa errada"

25 mai, 2018 - 13:56

Matos Fernandes diz que cabe a António Costa decidir sobre a sua continuidade no Governo.

A+ / A-

O ministro do Ambiente rejeita demitir-se como exigido por várias organizações ambientalistas, alegando que compete ao primeiro-ministro, António Costa, decidir sobre a sua continuidade no Governo.

Foi desta forma que João Pedro Matos Fernandes reagiu esta sexta-feira à carta redigida por dezenas de grupos de defesa do ambiente, na qual criticam o responsável da tutela por ter autorizado o avanço do furo de prospeção de petróleo ao largo de Aljezur sem exigir uma avaliação de impacto ambiental.

Na sua opinião, a missiva que lhe foi endereçada na quinta-feira "foi dirigida à pessoa errada", isto porque o seu futuro no Executivo socialista depende de António Costa e não dele, referiu aos jornalistas à margem da apresentação do programa nacional de políticas de ordenamento do território, no Porto.

Os ambientalistas não se conformam com a dispensa de avaliação de impacto ambiental relativa ao furo de prospeção de petróleo no sul do país. Pelo contrário, Matos Fernandes desvaloriza os riscos potencialmente decorrentes desse furo para justificar a ausência do estudo.

"Essa atividade terá um risco mínimo. Tudo tem um risco na vida, acreditamos firmemente que - assim nos disseram aqueles que têm o saber e o poder atribuído pela lei para o decidir - o risco que existe é, de facto, residual e não justifica uma avaliação do impacto ambiental."

Os ambientalistas e outros grupos da sociedade civil, bem como organizações como o Turismo do Algarve, discordam dessa opinião e classificam a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente como "vergonhosa", por pôr "em risco" a população da região e agravar o risco sísmico já existente no Algarve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Mattos
    26 mai, 2018 Ortiga 12:23
    O método utilizado do fracking utiliza produtos químicos provocando também fissuração o que induz o risco sísmico. Trata-se da primeira vez que será utilizado este método. É estranho por isso não ter havido EIA.

Destaques V+