Tempo
|
A+ / A-

Crise em Espanha

Cidadãos faz ultimato a Rajoy: ou convoca eleições ou o Governo cai

25 mai, 2018 - 13:45

Centristas defendem que chegou a hora de os eleitores serem ouvidos, após vários dirigentes do PP terem sido condenados por corrupção.

A+ / A-

O partido centrista Cidadãos, uma das forças políticas que sustenta o atual executivo espanhol, fez esta sexta-feira um ultimato a Mariano Rajoy: ou o presidente do Governo central convoca eleições ou os seus dias vão chegar ao fim.

Desta forma, o Cidadãos vem adensar a crise política hoje instalada em Espanha, após o Partido Socialista (PSOE) ter apresentado uma moção de censura ao Executivo do Partido Popular (PP).

Face a isto, o Cidadãos sentiu-se obrigado a tomar uma posição, na sequência de uma série de casos de corrupção que pendem sobre a formação conservadora de Rajoy.

José Manuel Villegas, secretário-geral do Cidadãos, diz que chegou o momento de dar voz aos eleitores, depois de ter estalado o chamado Caso Gurtel, em que vários dirigentes do PP foram condenados a prisão por crimes de corrupção.

Já Pedro Sánchez, líder do PSOE, diz que a moção hoje apresentada pelo seu partido tem como objetivo recuperar a dignidade da democracia e as regras do jogo que, na sua opinião, foram violadas pelos populares.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    25 mai, 2018 14:49
    Não se deixem iludir pelos "Ciudadanos" de Albert Primo de Rivera. São outro partido do sistema que se quer aproveitar da impopularidade do PP para poderem enganar os burros que votaram neles nas últimas eleições. Dizem que não são "nem de esquerda nem de direita" mas na verdade são da extrema-direita.

Destaques V+