Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE pede à Rússia que assuma responsabilidades no abate do voo MH17

25 mai, 2018 - 12:37

As últimas revelações da investigação indicam que o míssil que abateu o aparelho em 2014 foi lançado de uma unidade militar russa.

A+ / A-

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, apelou esta sexta-feira à Rússia que “aceite a sua responsabilidade” no caso do abate do voo MH17 quando sobrevoava a Ucrânia, em 2014.

“A União Europeia (UE) apela à Federação Russa que assuma as suas responsabilidades e colabore plenamente com todos os esforços no sentido de estabelecer a autoria” do abate do avião, disse em comunicado a Alta Representante para a Política Externa da UE.

Também hoje, os governos holandês e australiano responsabilizaram formalmente a Rússia pelo abate do voo da Malaysia Airlines (MH17) no leste da Ucrânia.

"Exigimos que a Rússia assuma a sua responsabilidade e coopere plenamente com a descoberta da verdade e para fazer justiça com as vítimas do voo MH17 e seus familiares", afirmou o ministro holandês dos Assuntos Exteriores, Stef Blok, em comunicado.

Blok acrescenta que o Governo australiano se junta ao holandês na responsabilidade formal da Rússia na “ativação da instalação do (sistema de mísseis) BUK com que se derrubou" o MH17.

As autoridades russas já foram informadas por ambos os países deste passo, que é uma ferramenta que pode ser usada pelos Estados quando outros "não cumprem as regras do Direito Internacional", acrescenta a nota.

Na quinta-feira, os investigadores internacionais deste caso indicaram que o míssil que abateu o avião que fazia o voo MH17 foi lançado de uma unidade militar russa: “o míssil Bouk-Telar que abateu o MH17 veio da 53.ª brigada antiaérea baseada em Koursk, na Rússia”.

Já o procurador holandês Fred Westerbeke disse que os investigadores têm "feito grandes progressos com a identificação de cerca de 100 pessoas envolvidas no facto", mas disse também que a investigação "ainda não acabou”.

MH17 foi abatido por um míssil russo. Ucrânia e Rússia trocam acusações
MH17 foi abatido por um míssil russo. Ucrânia e Rússia trocam acusações

O voo MH17 saiu de Amesterdão, na Holanda, e tinha como destino Kuala Lumpur, na Malásia, quando foi atingido por um míssil a leste da Ucrânia, a 17 de julho de 2014.

Todos os 298 passageiros e tripulantes morreram no acidente.

A Rússia sempre negou o seu envolvimento no ataque ao avião.

As perguntas que ficam depois da tragédia do MH17
As perguntas que ficam depois da tragédia do MH17
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+