Tempo
|
A+ / A-

Espanha. PSOE anuncia moção de censura a Rajoy

25 mai, 2018 - 10:36

Em causa, suspeitas de corrupção no Partido Popular.

A+ / A-

O Partido Socialista espanhol (PSOE) anunciou esta sexta-feira que irá apresentar uma moção de censura ao primeiro-ministro, Mariano Rajoy.

A decisão baseia-se em alegados casos de corrupção envolvendo membros do Partido Popular (PP), liderado por Rajoy.

Na quinta-feira, o PP foi condenado pela Audiência Nacional espanhola por lucrar com esquema de corrupção.

O ex-tesoureiro do partido, Luis Bárcenas, também foi condenado (em sentença de 17 de maio): 33 anos e quatro meses de prisão e uma multa que ultrapassa os 44 milhões de euros.

Francisco Correa, outro nome de relevo no PP, foi sentenciado a 51 anos e 11 meses de prisão.

O esquema de corrupção que envolve o PP foi denominado de “Gürtel” e implica vários líderes políticos do partido com empresários.

Resta saber se os socialistas vão ter o apoio parlamentar necessário para fazer cair o chefe do Governo. Para tal, é preciso que os pequenos partidos Podemos e Cidadãos votem a favor da moção, num total de, pelo menos, 176 deputados.

A direção do PSOE esteve reunida esta sexta-feira de manhã, sob liderança de Pedro Sánchez, e decidiu que Rajoy tem de assumir responsabilidades políticas pelas condenações.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    25 mai, 2018 14:52
    E uma moção de censura ao governo de Mariano Rajoy Brey pelas prisões políticas de dirigentes catalães e pelas violações da liberdade de expressão no Estado Espanhol? Ainda há poucos dias um cantor catalão teve que se exilar. A coligação PSOE-GAL não tem muito de diferente do PP ou dos "Ciudadanos".

Destaques V+