Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Antigo tesoureiro do PP condenado a 33 anos

24 mai, 2018 - 20:10

Luis Bárcenas liderava um esquema de corrupção que permitiu o financiamento ilegal do partido.

A+ / A-

O antigo tesoureiro do PP espanhol, Luis Bárcenas, que está preso desde 2013, foi condenado a 33 anos de cadeia.

No chamado “caso Gürtel” foi também condenado, a 51 anos de cadeia, o empresário Francisco Correa.

O tribunal deu como provado que estes dois arguidos lideraram um esquema de corrupção que permitiu o financiamento ilegal do partido. O próprio PP - atualmente presidido pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy - foi condenado e terá de pagar 245 mil euros.

Está também comprovada a existência de um “saco azul” (“caja b” em Espanha) no partido, caso que será julgado à parte.

Para além dos 33 anos de cadeia, Bárcenas foi também condenado a 44 milhões de euros de multa.

A mulher de Luis Bárcenas, Rosalia Iglesias, também foi condenada a 15 anos de prisão por, alegadamente, ter ajudado o marido a esconder fundos na Suíça. Já a ex-mulher de Correa, Carmen Rodríguez Quijano, foi condenada a 14 anos e 8 meses de prisão.

Guillermo Ortega (38 anos e 3 meses), Pablo Crespo (37 anos e 6 meses) e Alberto Lopez Viejo (31 anos e 9 meses) também foram condenados neste caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Machado
    25 mai, 2018 Porto 16:23
    Há por aqui, um anónimo burro e reaccionário. Quanto aos condenados, dada a idade, quando acabar as penas já não serão soltos. Serão exumados "Alegadamente" é o que eu penso.
  • Mundo perigoso
    25 mai, 2018 Amadora 09:36
    Com tantas coisas graves que acontecem no mundo, o 'Anónimo' veio aqui mostrar a sua ignorância ou hipocrisia. Depois eu pensava que na justiça as pessoas eram condenadas com base em certezas, mas o artigo diz que uma mulher foi condenada a 15 anos por alegadamente ter ajudado o marido. Depois disto temos fortes razões para ficarmos preocupados!
  • Anónimo
    24 mai, 2018 21:35
    Agora faltam todos os outros membros do PP. Não pode existir um partido herdeiro do franquismo na Europa dita civilizada.

Destaques V+