Tempo
|
A+ / A-

Protestos na Liga Nacional de Futebol

Trump. Quem não respeita o hino “se calhar não devia estar no país"

24 mai, 2018 - 18:25

Líder norte-americano responde às novas regras dos donos dos clubes que obrigam jogadores a estar de pé durante o hino nacional.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos insiste na polémica e considera que os jogadores que não respeitem o hino nacional estando de pé “se calhar não deviam estar no país”.

Em entrevista à Fox, Donald Trump refere que os donos das equipas de futebol americano (NFL) “fizeram bem” ao alterar a lei que, agora, obriga os jogadores a estar de pé na altura do hino. Quem não cumprir será multado.

As novas regras permitem, no entanto, que os jogadores que queiram protestar, nomeadamente ajoelhando-se quando ouvem o "Star-Spangled Banner", possam ficar no balneário.

“Penso que é bom. Não penso que as pessoas devam ficar no balneário, mas já é bom”, refere Trump nesta entrevista.

O líder norte-americano acrescenta que as pessoas devem “levantar-se e ter orgulho no hino nacional ou não devem jogar. Talvez até nem devam estar no país”.

Já a associação de jogadores garante não ter sido consultada sobre as novas regras e acham-se no direito de contestar alguma medida que achem inapropriada.

A polémica começou quando Colin Kaepernick se ajoelhou durante o hino em agosto de 2016 em protesto contra a violência policial contra negros. O movimento alastrou a vários jogos do campeonato da NFL.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    24 mai, 2018 USA 23:44
    Subscrevo plenamente o argumento do "Anónimo." Apesar da "revolução populista" neste país dos EUA, a maioria do povo por aqui ainda acredita no estado de direito. Trump e seus lacaios e lambe-botas (isto e dizer, os Republicans) não acreditam na democracia social. Acreditam num país autoritário––uma federação fascista governada pela elite (i.e., os 1% mais ricos).
  • Anónimo
    24 mai, 2018 21:41
    Quem não respeita a 1ª Emenda da constituição americana, que defende o direito incondicional à liberdade de expressão, deve estar num país autoritário como a Rússia, a China ou a Coreia do Norte! Emigra para Pyongyang, Donald!

Destaques V+