Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD. Maioria dos deputados deverá votar contra a eutanásia

24 mai, 2018 - 14:55

É a convicção do líder parlamentar, que fala numa reunião “viva” entre os deputados da bancada.

A+ / A-

É tudo “uma questão de consciência”, mas Fernando Negrão não tem grandes dúvidas: “os deputados, num número expressivo, votarão contra as iniciativas da eutanásia".

A afirmação foi feita esta quinta-feira, no Parlamento, depois de “uma discussão muito viva sobre a questão da eutanásia” entre os deputados sociais-democratas.

“Foi o único tema [da reunião] e foi suficiente, porque houve inúmeras intervenções, todas ou a maioria no sentido de votar contra os diplomas da eutanásia", declarou o líder da bancada do PSD.

Trata-se de "uma questão de consciência", destacou nas declarações aos jornalistas, e existe liberdade de voto, dada pelo presidente do partido, lembrou.

"Naturalmente, em questões de consciência, não podemos andar atrás dos deputados a perguntar se votam a favor ou contra. Em termos de votação, os deputados, num número expressivo, votarão contra as iniciativas da eutanásia", estimou.

Na reunião foram debatidos "pontos de vista muito diversificados – médico, ético, jurídico e até do ponto de vista de algumas confissões religiosas" e ainda “a questão política em si, porque tudo o que diz respeito a diplomas de natureza legal tem uma natureza política”, afirmou.

“Na terça-feira, teremos o debate, as votações. O PSD dá liberdade de voto aos deputados por considerar esta uma matéria de consciência e cada um terá oportunidade de afirmar a sua posição individual", continuou.

Sobre um eventual adiamento da votação dos diplomas, para discussão na especialidade, o líder parlamentar social-democrata manifestou "algumas dúvidas", mas reconheceu que "essa possibilidade existe sempre" e, "no parlamento, essas coisas, por norma, decidem-se quase em cima da hora da votação".

"O presidente do partido, convictamente, tem a sua posição. Eu, que sou presidente do grupo parlamentar, tenho a minha posição, que é contrária ao presidente do partido. É uma questão de consciência, há liberdade de voto e foi dada, em primeiro lugar, pelo presidente do partido", assumiu.

Os projetos de lei sobre a eutanásia são do PAN, BE, PS e PEV e vão a debate e votação nominal na sessão plenária de terça-feira, dia 29, registando-se também liberdade de voto na bancada socialista.

As iniciativas legislativas têm garantidos os votos dos respetivos proponentes, a que se somará grande parte da bancada do PS, com 86 deputados.

O PCP já garantiu o voto contra, sendo também contrário à realização de um referendo sobre o assunto. O líder parlamentar comunista, João oliveira, fala em defesa de princípios constitucionais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    25 mai, 2018 18:40
    Pedro Godinho e João Lopes, ganhem juízo.
  • Anónimo
    24 mai, 2018 21:29
    Apesar de o PSD ter elegido um líder mais sensato, continua a ser a mesma porcaria reaccionária de sempre. Entre eles e o PCP venha o diabo e escolha.
  • Pedro Godinho
    24 mai, 2018 Lisboa 15:57
    Aos que defendem que a liberdade é o valor supremo, contraponho dizendo que a vida é que é o valor supremo, pois sem ela não há liberdade. Como a eutanásia não depende somente da liberdade do eutanasiado, uma vez que envolve a actuação de outra(s) pessoa(s), creio que se trata de matar em interesse alheio, o que me parece contrário à dignidade da pessoa humana, para além de manifestamente inconstitucional. Saudações
  • João Lopes
    24 mai, 2018 Viseu 15:20
    A eutanásia e o suicídio assistido continua a ser homicídio mesmo que a vítima o peça, tal como a escravatura é sempre um crime, mesmo que uma pessoa quisesse ser escrava! Com a legalização da eutanásia e do suicídio assistido, o Estado declararia que a vida de pessoas doentes e em sofrimento não lhe interessa, e não as protege. A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. O parlamento, os tribunais, os hospitais, os médicos e enfermeiros, existem para defender a vida humana e não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.

Destaques V+