Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump cancela encontro com Kim e avisa que Exército dos EUA está "pronto a intervir"

24 mai, 2018 - 14:49

Na carta que enviou ao líder norte-coreano, o Presidente dos EUA avisa o homólogo que tem em sua posse um arsenal nuclear "poderoso e massivo".

A+ / A-

Donald Trump acabou de cancelar a antecipada cimeira que ia marcar o primeiro encontro oficial entre um Presidente norte-americano e o seu homólogo norte-coreano.

A reunião estava marcada para o próximo dia 12 de junho, em Singapura. No Twitter, o líder dos EUA anunciou esta quinta-feira que enviou uma carta a Kim Jung-un dizendo-lhe que é "inapropriado" avançar com o histórico encontro.

Na missiva divulgada pela Casa Branca, o Presidente norte-americano diz ao líder norte-coreano que "o mundo perdeu uma oportunidade de paz duradoura" e deixa avisos sobre o arsenal nuclear "poderoso e massivo" que os Estados Unidos detêm.

Nas últimas semanas, Kim Jong-un ameaçou por várias vezes cancelar o encontro, nomeadamente por causa do que disse serem pressões para "abandonar unilateralmente" o seu programa nuclear.

Ontem, Trump tinha sugerido que a cimeira em Singapura podia não se concretizar na data prevista, mas ressalvou que o líder norte-coreano continuava "comprometido com a desnuclearização".

Em reação ao cancelamento, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu às partes que deem continuidade ao seu diálogo para se encontrar um caminho para a "desnuclearização pacífica e verificável" da Península Coreana.

Citado pelo seu porta-voz, o português sublinha que "a total eliminação das armas nucleares é o ADN das Nações Unidas e continua a ser uma prioridade" da organização. Também pede a "todos os Estados, nucleares e não-nucleares, trabalhem juntos para acabar com o fosso que os divide".

Já em conferência de imprensa na Casa Branca, Trump avisou que o Exército norte-americano "está pronto para intervir se for necessário" e deixou avisos contra qualquer ação "imprudente" e atitudes "provocatórias" de Kim Jong-un, acrescentando que a Coreia do Sul e o Japão estão "dispostos a sustentar os custos e o peso financeiro" de uma potencial intervenção na Coreia do Norte.

"Se essa situação lamentável nos for imposta, o Exército [norte-americano] está preparado", sublinhou.

[notícia atualizada às 17h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    24 mai, 2018 21:47
    Todo um hospital psiquiátrico deveria intervir em Trump.
  • Anónimo
    24 mai, 2018 21:33
    Mas os fãs incondicionais de Trump, conhecidos do outro lado do oceano como "Trumpanzees", não estavam a pedir o Prémio Nobel da Paz?
  • Madeirense
    24 mai, 2018 Madeira 15:01
    Nâo é cimeira... nah!

Destaques V+