Tempo
|
A+ / A-

Portugueses exigem mais ambição na luta contra alterações climáticas

24 mai, 2018 - 12:21

Cidadãos de vários países, incluindo portugueses consideram que as alterações climáticas são uma questão de direitos humanos que está a ser descuidada e decidiram, por isso, colocar a União Europeia em tribunal.

A+ / A-

Onze famílias de diversas partes do mundo, entre as quais três portuguesas, avançaram com uma ação contra o Parlamento e o Conselho europeus por considerarem que a União Europeia (UE) não está a fazer tudo o que está ao seu alcance para combater as alterações climáticas.

As famílias envolvidas neste caso são acompanhadas por associações de defesa do ambiente, que, no caso das portuguesas, é a associação Zero.

“As famílias consideram que o grau de ambição que o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu estabeleceram em relação às emissões de gases com efeito de estufa, que são determinantes para as alterações climáticas, não é o suficiente”, diz presidente da Zero, Francisco Ferreira, à Renascença.

“A Europa pode ir muito mais longe. Isto tem uma influência direta nas consequências que este enorme problema já está a ter nas suas atividades”, prossegue Francisco Ferreira.

Sendo esta uma iniciativa inédita, as famílias e a associação ambientalista portuguesa não sabem que resultados esperar, mas desejam que a mudança esteja para breve.

“O nosso desejo é que a União Europeia venha a alterar as suas políticas e o seu grau de ambição no sentido de nós, já em 2030, e depois nas décadas seguintes, consigamos cumprir integralmente o Acordo de Paris e assim minimizar os prejuízos das alterações climáticas”, confirma o presidente da associação.

Para a Zero, Portugal é um dos países europeus que podem sofrer os maiores impactos associados às alterações climáticas. Em 2017, a ocorrência de secas extremas e grandes incêndios florestais causaram enormes prejuízos humanos e materiais.

Este processo envolve 11 famílias de oito países (Alemanha, França, Itália, Roménia, Gronelândia, Fiji e Quénia). Toda a informação, sobre as organizações envolvidas, o enquadramento legal e político, assim como as suas histórias estão disponíveis na página do “People Climate Case”: https://peoplesclimatecase.caneurope.org/

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 mai, 2018 palmela 16:50
    A uniao europeia nao cumpre! Nao vale a pena criticarem o trump pra depois fazer igual! Se portugal fosse do tamanho da america ou da china estavamos mortos ha muito tempo!
  • Anónimo
    24 mai, 2018 14:42
    Orgulho dos meus compatriotas por quererem um mundo melhor. Completo repúdio aos comentadores profissionais que defendem o negacionista Trump, que não são portugueses dignos e não passam de uma minoria de trolls pagos!

Destaques V+