Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da verdade

Mariana Vieira da Silva. “Ninguém fica indiferente a uma acusação tão grave” como a de Sócrates

24 mai, 2018 - 00:03 • Eunice Lourenço (Renascença) e David Dinis (Público)

Secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro reconhece que julgamento de José Sócrates pode ter tido impacto nas eleições de 2015, mas espera que não tenha em 2019.

A+ / A-
“Ninguém fica indiferente a uma acusação tão grave” como a de Sócrates
“Ninguém fica indiferente a uma acusação tão grave” como a de Sócrates

Veja também:


Mariana Vieira da Silva, atual secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro, trabalhou com adjunto nos dois governos de José Sócrates. No segundo governo (2009-2011) no próprio gabinete do primeiro-ministro como adjunta de Almeida Ribeiro, que tinha então o cargo que agora desempenha. Ainda assim, a agora governante diz, em entrevista à Renascença e ao Público, que ficou “surpreendida” com as acusações a José Sócrates.

O PS precisava de uma clarificação sobre José Sócrates antes do congresso?

Desde 2015 que o PS tem definido com muita clareza a sua posição quanto ao caso que envolve na justiça o eng. José Sócrates. Reafirmando desde sempre a separação daquilo que é o que corre da justiça, daquela que é a atividade do partido. Acho que essa clarificação foi muito relevante no congresso de 2015, mas como creio que não é sobre o congresso de 2015 que me está a perguntar... eu julgo que o que aconteceu foi uma notícia que era nova e que lançou, nos debates em que os senhores jornalistas fazem perguntas, tomadas de posição que não considero que tenha significado uma rutura - ou uma mudança significativa na posição do PS: à justiça o que é da justiça, à política o que é da política. E obviamente, porque ninguém pode dizer que a situação não é incómoda, perante as notícias e perante a hipótese de um dia a justiça considerar provados os crimes de que é acusado, cada militante socialista diz o que sente com isso. E usa adjetivos diferentes...

...Neste caso, adjetivos um bocadinho mais fortes e que levaram José Sócrates a sair do PS. Esta saída é um alívio ou é um peso?

A saída do PS, bem como a inscrição no PS, é uma decisão individual de cada um. E o PS limitou-se a aceitar essa saída como sendo um ato da liberdade de cada militante.

O julgamento de José Sócrates deve começar muito próximo das legislativas. Esse julgamento é um peso para o líder do PS, independentemente de ele estar ou não inscrito no partido?

A separação entre a política e a justiça serve precisamente para que, a essas perguntas, se procure distinguir as duas dimensões. Acho que não é bom para ninguém, nem para o país nem para o mundo político - e certamente não para o eng. José Sócrates -, essa ideia de que o julgamento é um julgamento que não da esfera exclusivamente da justiça. E portanto, se a pergunta é se este tipo de julgamento tem impacto numas eleições, concerteza que tem. É possível que tenha tido em 2015, mas eu creio que passados estes anos as pessoas também conseguem distinguir os dois planos. E acima de tudo para o PS essa distinção é fundamental.

A Mariana trabalhou nos governos de José Sócrates. No segundo esteve aliás no gabinete do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. Tendo em conta os adjetivos usados nos últimos tempos, também ficou surpreendida e chocada com o que vai sendo noticiado?

As notícias são... a acusação é uma acusação grave. E portanto, obviamente que ela provoca nas pessoas um impacto. Sei que estamos a ler umas vezes partes de uma acusação, outras vezes partes da defesa. E não me considero competente para tomar as decisões. Os sentimentos, é evidente que ninguém fica indiferente a uma acusação tão grave como aquela. Isso é uma surpresa para mim, como é evidente, mas creio que isso é um plano que não tem a ver com o do fim do processo judicial, que trará as suas conclusões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    24 mai, 2018 Leiria 12:38
    Tudo em família. Hipócritas.
  • Gilberto Rafael
    24 mai, 2018 setubal 09:30
    Quem vai ter impacto negativo nas eleições, é decerto seu pai Antonio Vieira da Silva , o fonseca da marinha grande que enganou, defraudou, prometeu e não cumpriu a implementação da 2ª fase das reformas antecipadas em Janeiro /2018. Acordou com O Bloco de Esquerda, e depois rasgou o acordo e foi-se juntar ao PSD na assembleia da república para que o que ELE próprio prometeu ao Bloco de Esquerda e aos milhares de trabalhadores não fosse aprovado. Na minha terra quem promete e não cumpre não merece respeito . Por mim, não é o Socrates , esses senhor já não da,para se perder tempo. PALAVRA DADA PALAVRA HONRADA mas que impropério, mas que adagio tosco, torpe, vã que estes politicos do PS apregoam com o único objectivo para granjear votos e sob essa capa ludibriar quem não vos merece. Já agora para quando o fim dinastico dos cargos politicos, vai até que geração. Fizemos um 25 de Abril para retirar meia duzia para que depois coloquemos milhares a sacar o que nós descontamos. Mais com Vieira da Silva a reforma a receber será via PÓSTUMA. QUE VERGONHA.

Destaques V+