Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explosão em pirotecnia espanhola ouvida em Portugal. Há várias vítimas

23 mai, 2018 - 18:02

Rebentamento provocou "danos e incêndios em habitações situadas nas proximidades".

A+ / A-
Veja a fotogaleria
Veja a fotogaleria

A explosão numa fábrica de pirotecnia em Tui, na Galiza, causou pelo menos "um morto e entre 20 a 30 feridos", alguns com gravidade, e vários desalojados, indicou o vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, aos jornalistas no local.

O jornal "la Vanguardia" tem um balanço diferente. Dá conta de pelo menos quatro mortos e 12 feridos. O estrondo foi ouvido na cidade portuguesa de Valença.

Os feridos estão a ser canalizados para o Centro de Saúde de Tui e que os técnicos de explosivos da Guardia Civil estão a avaliar a zona onde "havia muito material pirotécnico", adianta o o vice-presidente da Junta da Galiza.

Segundo o comandante da corporação de Valença, cidade a cerca de três quilómetros de Tui, os feridos já transportados para uma unidade de saúde espanhola.

A explosão provocou "danos e incêndios em habitações situadas nas proximidades", disse à Lusa fonte da proteção civil, e foi sentida "num raio de seis/sete quilómetros", disse o comandante dos bombeiros de Valença, segundo o qual a fábrica de pirotecnia não está licenciada.

De acordo com o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, às 15h26 foram acionados os bombeiros voluntários de Valença, no total de 13 operacionais e cinco viaturas para apoio aos meios espanhóis que se encontram no terreno.

[notícia atualizada às 19h09]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Suso Moinhos
    23 mai, 2018 Vigo 21:09
    Que teima com dizer sempre que somos espanhóis. Quando falam de Macau dizem "na China"? Então porque falar de Espanha, se a Galiza também é lusofonia? Os laços culturais e linguísticos deveriam estar por cima das fronteiras.

Destaques V+