Tempo
|
A+ / A-

Só 14% dos portugueses parecem motivados para votar nas europeias

23 mai, 2018 - 13:22

Portugal tem a segunda taxa mais baixa na intenção de votar nas eleições para o Parlamento Europeu, no próximo ano, revela o Eurobarómetro.

A+ / A-

Dados do Eurobarómetro revelam que apenas 14% dos portugueses dizer ser "extremamente provável" ir às urnas nas próximas eleições europeias, que decorrerão entre 23 e 26 de maio de 2019. Só 47% dos inquiridos portugueses assume estar interessados no processo eleitoral europeu, enquanto 52% revelou não ter interesse.

Entre os Estados-membros da União Europeia, Portugal é o país com a segunda percentagem mais baixa de votantes "extremamente prováveis", atrás apenas da República Checa (13%) e bem distante da média europeia, que é de 31%.
Nas europeias de 2014, a taxa de participação em Portugal foi de 33,67% (abaixo da média europeia de 42,54%).
Apesar da reduzida percentagem de portugueses que planeia ir às urnas, 41% dos inquiridos considera ser "muito importante" votar nas próximas eleições europeias (a média da UE é de 49%), 36% considera ser de importância média e 22% de pouca importância.
Entre as razões para votarem, apontam, em primeiro lugar, o seu dever de cidadãos (52%), seguindo-se a vontade de participar na escolha do próximo presidente da Comissão Europeia (37%) e o apoio ao governo nacional (33%).
A principal razão para não votarem é a desconfiança no sistema político (59%).

O Eurobarómetro foi realizado entre 11 e 22 de abril de 2018 através de entrevistas presenciais com 27.601 cidadãos dos 28 Estados-membros da UE, dos quais 1.093 portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    24 mai, 2018 14:46
    Motivados para quê? Alguma vez a União Europeia quis saber de como pensam os portugueses?
  • nuno
    24 mai, 2018 lisandro 12:44
    votar para quê? votar em quem? não fui chamado para querer aderir ou não á europa!.é bom para os tachos dos policos cheios de mordomia e o povo a pagar.

Destaques V+