Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018

Manuel Fernandes garante traduções na Rússia

23 mai, 2018 - 10:41

O médio do Lokomotiv de Moscovo vai estrear-se numa fase final de uma grande competição, aos 32 anos. Quando ouviu o seu nome entre os convocados, confessa, sentiu um peso a sair-lhe de cima dos ombros.

A+ / A-

Entre os 23 de Fernando Santos há um jogador que tem um conhecimento vasto da realidade russa, da cultura, do país. No entanto, Manuel Fernandes não acha que isso possa ter grande uso. Quanto muito poderá "ajudar como tradutor em algumas situações", observou o jogador, em conferência de imprensa, Cidade do Futebol, em Oeiras.

Onde Manuel Fernandes espera, de facto, ter papel importante é dentro de campo. Aos 32 anos, o médio estreia-se numa fase final de uma grande competição, depois de ter sido campeão russo, pelo Lokomotiv.

"Estar aqui é um prémio pelas boas temporadas que tenho vindo a fazer", avalia, considerando que "será complicado para o selecionador eleger os médios que vão jogar". A qualidade nesse setor, defende, é muita e cada um dos convocados tem caraterísticas específicas que podem determinar a escolha.

O momento do anúncio de Fernando Santos

Manuel Fernandes esteve cinco anos sem ser chamado à seleção, não entrou nos eleitos para o Euro 2016 e não participou em qualquer jogo da campanha de qualificação para o Mundial 2018. O jogador começou a alimentar a esperança de ser convocado para a Rússia, quando Fernando Santos o chamou para os últimos encontros de preparação.

Discernido, o antigo médio do Benfica reconhece que "não merecia estar no grupo do Euro 2016", mas agora com a janela entreaberta pelo selecionador viveu os últimos tempos com expetativa. "Não tinha a certeza de que ia ser convocado. Quando ouvi o meu nome senti um peso sair de cima", reconhece.

Sem determinar um objetivo coletivo para o Mundial, Manuel Fernandes sabe que haverá uma pressão externa maior, devido ao estatuto que a equipa portuguesa carrega, como campeã europeia em título. O jogador, no entanto, destaca que "a responsabilidade de representar a seleção é sempre muito grande", independentemente do estatuto da equipa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+