Tempo
|
A+ / A-

Reconhecimento facial. Organizações pedem à Amazon que não coopere com polícia

23 mai, 2018 - 08:07

Em causa, está o sistema “Amazon Rekognition” que os críticos consideram perigoso desde logo porque é suscetível de erro, sobretudo no reconhecimento de pessoas de cor.

A+ / A-

Mais de 30 organizações lideradas pela União das Liberdades Civis Norte-Americana (ACLU, na sigla em inglês) escreveram uma carta à direção da Amazon, instando-a a deixar de fornecer a tecnologia de reconhecimento facial à polícia.

Os signatários justificam o pedido com o facto de considerarem que este instrumento dá à polícia “um perigoso poder de vigilância”.

“Se e quando um perigoso sistema de vigilância como este for dirigido contra o público, os desgastes serão irreversíveis”, alerta Nicole Ozer, do ramo californiano da ACLU.

Assinada por organizações como Electronic Frontier Foundation, Data for Black Lives, Freedom of the Press Foundation e Human Rights Watch, a carta foi enviada depois de a associação ter descoberto que a Amazon trabalhava com a polícia no desenvolvimento da sua tecnologia de reconhecimento facial, batizada como “Amazon Rekognition”.

“Colocado nas mãos do Governo, a ‘Amazon Rekognition’ prontifica-se a todos os abusos”, escrevem.

“Este serviço representa uma grave ameaça para as comunidades, entre as quais as pessoas de cor e as imigradas, e ameaça a confiança e o respeito que a Amazon granjeou”, sublinham ainda.

Na base desta argumentação está o resultado de vários inquéritos, segundo os quais os programas de reconhecimento faciais são suscetíveis de erro, em particular quando se tratava de identificar pessoas de cor.

A Amazon é apenas uma das muitas empresas que, nos EUA e em vários outros países, desenvolvem o reconhecimento facial para os serviços de segurança e as autoridades policiais.

Os críticos têm argumentado que estes sistemas permitem constituir uma importante base de dados biométricos que podem ser utilizada de forma abusiva.

Na China, as autoridades criaram um sistema de vigilância digital a partir de fotos, de ‘scannings’ da íris ou de impressões digitais para vigiar de perto os movimentos de toda a população.

Utilizam ainda esta tecnologia para identificar pessoas que transgridem a lei e peões indisciplinados.

A ACLU publicou correspondência trocada entre a Amazon e os departamentos da polícia dos estados da Flórida, Arizona e outros a propósito do “Rekognition”, um serviço da Amazon Web services.

“A população deveria ser livre de andar na rua sem ser vigiada pelo governo”, consideraram as organizações na carta. “O reconhecimento facial ameaça a liberdade das comunidades norte-americanas. O governo federal pode utilizar esta tecnologia para seguir em permanência os imigrados”, exemplificam os signatários.

Solicitada pela agência noticiosa AFP, a Amazon não quis comentar a carta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    23 mai, 2018 20:34
    Como se a Amazon não fosse tão má ou pior que a polícia...
  • lucio
    23 mai, 2018 lisboa 12:44
    Usando um expressão portuguesa quem não deve não teme.Logo legitime-se tudo quanto é privacidade.Em Portugal cai SIGILO Bancario porque não permititir controle tb da população.dados biométricos já são usados em alguns aeroportos.Acho as duas satitudes aberrantes ,reconhecimento facial e queda do SIGILO Bancario mas é a ditadura a impor-se ás liberdades dos cidadãos. OS três DÊS,DDD,do 25 abril retirados do program da ONU ,democracia,desenvovimento ,descolonização a caírem estrondosamento c quebra das liberdades etc,O GUTERRES não diz nada.????????????!!!!!Está só preocupada com faixa GAZA-1,5 milhões de habitantes ?E os outros direitos fundamentais são deitados na GAVETA?

Destaques V+